Leia Lucas 24:4-5:
“E aconteceu que, estando elas muito perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois homens, com vestes resplandecentes. E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos?”
Embora muitas pessoas tenham sido ressuscitadas durante o ministério de Jesus, a ressurreição dele é especialmente significativa porque nos liberta do poder da morte. Como primogênito dentre os mortos, Ele abriu caminho para a vida eterna.
“De fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.”
(1 Coríntios 15:20-21)
Cristo foi entregue para julgamento judicial e condenado pelos nossos pecados durante sua morte. Embora Jesus nunca tenha cometido pecado, Ele foi sentenciado por causa das nossas transgressões, como descrito em Isaías 53:5. Entretanto, com a sua ressurreição, a natureza desse relacionamento jurídico mudou: a sua ressurreição se tornou a base da nossa justificação. Ao ser ressuscitado dentre os mortos, Cristo foi absolvido de todas as acusações. Em outras palavras, nossos pecados foram a causa da morte de Cristo, mas a vida de Cristo nos libertou da culpa desses pecados (leia Romanos 4:25).
A ressurreição do nosso Senhor é uma evidência clara nas Escrituras e foi revelada a nós, os que creem. De acordo com João 5:28-29 haverá um momento em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e “os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação”. No entanto, há também uma hora, que já chegou, em que os mortos ouvem a Sua voz através do Evangelho e vivem nEle pela fé (leia João 5:25).
Vale ressaltar que Cristo ressuscitou em corpo glorificado – e Ele vive assim para sempre no céu! Portanto, se cremos que estamos unidos a Cristo pela fé, então devemos permanecer firmes e constantes, mantendo nossos olhos fixos no autor e consumador da nossa fé. Devemos abandonar o pecado e aguardar com fé a Sua volta, pois Ele prometeu e não falhará:
“E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” (João 14:18)
Portanto, alegre-se!
O nosso Redentor vive, e por fim se levantará sobre a terra!
(Jó 19:25)