Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

O culto Especial de Ano Novo da IBEC ocorrerá no dia 31/12/2024 às 22h – Esperamos por vocês!

Leia Tiago 5:5,6

Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações, como num dia de matança. Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu.”

A Bíblia não proíbe que alguém seja rico, desde que essa riqueza seja obtida como resultado da bênção de Deus e de um trabalho honesto; pois “…a mão dos diligentes enriquece” (leia Provérbios 10:4). O pecado que a Bíblia condena está relacionado à maneira como a riqueza é adquirida, usando métodos ilícitos e para propósitos injustos.

Tiago prenuncia o julgamento de Deus sobre os ricos que acumularam riqueza de forma desonesta (leia Tiago 5:1) e denuncia os pecados cometidos por eles. O primeiro erro condenado por Tiago é a atitude egoísta de acumular riqueza apenas para si mesmos. Roupas, ouro e prata estavam sendo acumulados sem qualquer propósito útil, apenas para o desperdício. Essa ganância é tola e leva a pessoa a uma falsa sensação de segurança na riqueza.

Tiago também aponta a maneira pecaminosa como os ricos obtiveram suas riquezas: retendo salários dos trabalhadores através de fraude (leia Tiago 5:4). Em outras palavras, eles se tornaram ricos à custa dos pobres, violando a lei de Moisés que proibia reter o salário do trabalhador:

Não oprimirás o diarista pobre e necessitado de teus irmãos, ou de teus estrangeiros, que está na tua terra e nas tuas portas. No seu dia lhe pagarás a sua diária, e o sol não se porá sobre isso; porquanto pobre é, e sua vida depende disso; para que não clame contra ti ao Senhor, e haja em ti pecado.” (Deuteronômio 24:14,15)

Além de explorar os pobres, os ricos também são repreendidoss por viverem luxuosamente e subornarem juízes com dinheiro para condenar e até mesmo matar os justos:

Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações, como num dia de matança. Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu.”

É uma grande desventura quando alguém acumula tesouros para esta vida terrena e não ajunta tesouros no céu. Confiar na provisão ao invés do Provedor é considerado pecado. Quem age assim, vive como se a sua pátria fosse este mundo, não o céu. No entanto, as riquezas acumuladas para “proteção” serão usadas contra os ricos no dia do juízo. Teria sido melhor se eles tivessem usado suas riquezas para ajudar os necessitados, expandir o Reino de Deus e pagar salários justos aos seus trabalhadores. O dinheiro tem uma “voz” e, nesse caso, falará contra os ricos, não a favor deles.

E quanto a você: o dinheiro está a seu favor ou contra você?

Como você lida com o dinheiro: de maneira honesta ou há algo em suas mãos que não lhe pertence?

E em relação aos seus bens: estão sendo usados para abençoar os outros, ou você está acumulando riquezas apenas para seu próprio prazer?

Pense nisso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Curso de Férias – IEEC

“Os Puritanos” com Pr. Romilson Paixão

🧭 Vocacionados 2025

“Olhai e Vede a Cidade” – Faça já a sua inscrição!

Recesso Escola Bíblica Dominical

Não haverá aulas nas quintas e domingos!

Culto de Oração

Clamor dos Pais pelos Filhos

Reunião de Alinhamento

Projeto Abba

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!