Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Marcos

Leitura Bíblica: Marcos 7:14-23

Versículos-chave: “Ouçam, todos vocês, e procurem entender. Não é o que entra no corpo que os contamina; vocês se contaminam com o que sai do coração.” (Marcos 7:14-15 NVT)

Ainda respondendo à indagação feita pelos fariseus e mestres da lei – “Por que seus discípulos não seguem a tradição dos líderes religiosos? Eles comem sem antes realizar a cerimônia de lavar as mãos!” (Marcos 7:5 NVT), Jesus passa a esclarecer a distinção entre os rituais cerimoniais e a verdadeira impureza espiritual.

Visto que aquele debate despertou o interesse da multidão que acompanhava Jesus, Ele então os chama para mais perto e declara:

“Ouçam, todos vocês, e procurem entender. Não é o que entra no corpo que os contamina; vocês se contaminam com o que sai do coração.” (Marcos 7:14-15 NVT)

Nenhum tipo de alimento que ingerimos nos torna impuros (como os alimentos consumidos sem a lavagem cerimonial das mãos), mas sim aquilo que falamos e como nos comportamos! Nossas ações são direcionadas por nossas convicções internas, ou seja, refletem nossos pensamentos mais profundos — são eles que moldam nossas palavras e atitudes. Ao afirmar isso diante da multidão, Jesus aliviou o jugo que recaía sobre o povo, mas certamente desagradou os fariseus e os mestres da lei.

Até mesmo os discípulos ficaram confusos diante dessa afirmação, pois foram ensinados desde cedo, segundo a Lei do Antigo Testamento, a considerar alguns alimentos – como carne de porco, coelho, etc. – como impuros. Por esse motivo, quando ficaram a sós com Jesus, eles lhe pediram que esclarecesse o que queria dizer.

Os discípulos ainda não haviam compreendido, então Jesus explicou que comer sem lavar as mãos pode causar enfermidades físicas, mas isso não tem o poder de tornar alguém moralmente impuro. Afinal, “o alimento não vai para o coração, mas apenas passa pelo estômago e vai parar no esgoto” (Marcos 7:19 NVT). Deus havia instruído Israel a respeito de animais impuros como uma forma de ensiná-los sobre separação e santidade (Levítico 11:43-45).

Jesus ainda acrescentou:

“Aquilo que vem de dentro é que os contamina. Pois, de dentro, do coração da pessoa, vêm maus pensamentos, imoralidade sexual, roubo, homicídio, adultério, cobiça, perversidade, engano, paixões carnais, inveja, calúnias, orgulho e insensatez.” (Marcos 7:20-22 NVT)

Os fariseus estavam mais interessados em manter uma aparência externa de santidade, mas não percebiam que a maldade vinha de dentro deles. A verdadeira pureza espiritual não depende de práticas externas, como lavar ou não lavar as mãos, tocar ou não tocar certos objetos, comer ou deixar de comer determinados alimentos – ao contrário do que ensinavam os líderes religiosos. Aos olhos de Deus, é o coração do ser humano que representa a verdadeira fonte de impureza.

Mas nossa natureza pecaminosa e a tendência natural para o mal raramente são tratadas com a seriedade devida. Com frequência, responsabilizamos nossos pecados por influências externas – exemplos ruins, más companhias ou armadilhas do inimigo. No entanto, é essencial nos lembrarmos diariamente de que cada pessoa carrega dentro de si a raiz da sua própria maldade; “todas essas coisas desprezíveis vêm de dentro; são elas que nos contaminam” (Marcos 7:23 NVT). Portanto, oremos diariamente por graça para guardar nossos pensamentos, e clamemos insistentemente: Senhor, livra-nos de nós mesmos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!