É a ciência técnica que tem por objetivo a interpretação de textos religiosos ou filosóficos, especialmente das Sagradas Escrituras, buscando o sentido das palavras voltando-se para interpretação de seus signos, tentando resgatar seu valor simbólico. Seu significado deriva da palavra hermenevein, que significa interpretar sendo de fundamental importância no campo da teologia exegética, a área que de dedica à reta interpretação das Escrituras.
A Necessidade da Interpretação.
Todo leitor é ao mesmo tempo um intérprete. A maioria das pessoas quando está lendo o texto bíblico toma por certo que decorrer dessa leitura já está entendendo o significado, tendendo a confundir o entendimento humano com a intenção do Espírito Santo. A questão é que durante a leitura, o estudante, sem perceber leva para o texto toda a sua personalidade, sua educação, sua cultura, sua visão de mundo, seu entendimento prévio das palavras e ideias, suas experiências, correndo o risco de atribuir ao texto idéias estranhas a ele, coisas que não fizeram parte da intenção do autor original.
Objetivos dessa Disciplina.
É apresentar ao estudante as informações que podem gabarita-lo para construir sua própria hermenêutica tendo condições, então de interpretar a Bíblia correndo o mínimo possível de riscos de erros, principalmente os teológicos e doutrinários.
Frase de Calvino
“Visto que revelar a mente do autor é a única tarefa do intérprete, ele erra o alvo, ou pelo menos desvia-se de seus limites, à medida que afasta seus leitores do propósito do autor … É… presunção, e quase uma blasfêmia, distorcer o significado das Escrituras, agindo sem o devido cuidado, como se isso fosse algum jogo que estivéssemos jogando. Ainda assim, muitos estudiosos já fizeram isso alguma vez “.