Apologética é uma disciplina muito importante para qualquer cristão que se propõe estar sempre preparado para o anúncio do Evangelho. Há uma forma cristã de pensar, conceituar e interpretar a vida e a realidade que é oposta à forma não cristã de pensar, conceituar e interpretar estes mesmos alvos. E essa forma cristã de pensar é aprendida pela apologética.
O termo “apologética” deriva do grego apologee’ah e significa “defesa verbal” usada, pela Igreja para designar a prática da explanação e defesa sistematizada da fé cristã. Em termos práticos, a esse campo de conhecimento trata de investigar, compreender e contestar a toda e qualquer crítica que se opõe a revelação de Deus em Cristo e a Bíblia.
Finalidade da Apologética Cristã
A apologética cristã, empregada de modo exato, trata das conexões da Revelação divina para uma compreensão racional do mundo e da existência humana nele. Busca mostrar que a Revelação, como os cristãos a entendem, não é incompatível com a razão, e constitui, sim, um valioso auxílio e guia para a razão humana no seu anseio de compreender as coisas.
Frase de Francis Schaeffer
“Se o cristianismo é realmente verdade, então envolve todo o homem, incluindo seu intelecto e criatividade. O cristianismo não é apenas “dogmaticamente” verdadeiro ou “doutrinalmente” verdadeiro. Em vez disso, é verdade ao que há, verdade em toda a área de todo o homem em toda a vida.”