Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Leitura Bíblica: Gênesis 2:15-17; Números 21:4-9; João 3:13-17

Versículo-chave: “Farei que haja inimizade entre você e a mulher, e entre a sua descendência e o descendente dela.” (Gênesis 3:15 NVT)

O termo protoevangelho significa, basicamente, “primeira mensagem das boas novas”. A palavra resulta da combinação de dois vocábulos gregos: protos, que quer dizer “primeiro”, e evangelion, que se traduz como “boa notícia” ou “boas novas”. Em resumo, o protoevangelho corresponde à primeira promessa de salvação. Essa expressão costuma ser utilizada para indicar a profecia inaugural acerca da chegada do Messias, registrada em Gênesis 3:15 –  isto é, o primeiro anúncio nas Escrituras sobre a redenção em Cristo Jesus, nosso Senhor. Tal declaração foi feita pelo próprio Deus a Adão e Eva ainda no Éden, logo após a Queda.

Quando Adão e Eva ainda estavam vivendo no Jardim do Éden, eles desobedeceram à ordem dada por Deus (Gênesis 2:15-17). A Bíblia relata que Satanás, utilizando-se da serpente, persuadiu Eva a duvidar da Palavra do Senhor e a comer do fruto da árvore do conhecimento. Em seguida, Eva levou Adão a fazer o mesmo.

A transgressão desse primeiro casal inaugurou a realidade do pecado em toda a raça humana (Romanos 3:23). Mas Deus, enquanto ainda declarava o julgamento contra a serpente por causa daquela desobediência, em Sua maravilhosa graça, também revelou pela primeira vez a promessa de um Redentor, capaz de solucionar o problema do pecado no mundo. Isso pode ser observado nos seguintes textos:

“O Senhor lhe disse: ‘Faça a réplica de uma serpente venenosa e coloque-a no alto de um poste. Todos que forem mordidos viverão se olharem para ela’. Moisés fez uma serpente de bronze e a colocou no alto de um poste. Quem era mordido por uma serpente e olhava para a réplica de bronze era curado.” (Números 21:8-9 NVT)

“E, como Moisés, no deserto, levantou a serpente de bronze numa estaca, também é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crer tenha a vida eterna.” (João 3:14-15 NVT)

Essas passagens demonstram que a serpente erguida por Moisés no deserto simbolizava Cristo, que assumiu na cruz a culpa do nosso pecado e sofreu a justiça divina em nosso lugar, a fim de que todos os que nele cressem pudessem ser perdoados. Assim, a profecia de Gênesis 3:15 anuncia a derrota definitiva de Satanás por meio da semente da mulher – que esmagaria a cabeça da serpente. Para Adão e Eva, isso representava a remoção do mal que sobreveio a eles e a todos os seus descendentes. Afinal, ninguém foi capaz de vencer o diabo, exceto Jesus Cristo, o Filho de Deus — Ele é o descendente prometido!

“Por isso o Filho de Deus veio, para destruir as obras do diabo!” (1 João 3:8b NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!