Leitura Bíblica: Gênesis 2:15-17; Números 21:4-9; João 3:13-17
Versículo-chave: “Farei que haja inimizade entre você e a mulher, e entre a sua descendência e o descendente dela.” (Gênesis 3:15 NVT)
O termo protoevangelho significa, basicamente, “primeira mensagem das boas novas”. A palavra resulta da combinação de dois vocábulos gregos: protos, que quer dizer “primeiro”, e evangelion, que se traduz como “boa notícia” ou “boas novas”. Em resumo, o protoevangelho corresponde à primeira promessa de salvação. Essa expressão costuma ser utilizada para indicar a profecia inaugural acerca da chegada do Messias, registrada em Gênesis 3:15 – isto é, o primeiro anúncio nas Escrituras sobre a redenção em Cristo Jesus, nosso Senhor. Tal declaração foi feita pelo próprio Deus a Adão e Eva ainda no Éden, logo após a Queda.
Quando Adão e Eva ainda estavam vivendo no Jardim do Éden, eles desobedeceram à ordem dada por Deus (Gênesis 2:15-17). A Bíblia relata que Satanás, utilizando-se da serpente, persuadiu Eva a duvidar da Palavra do Senhor e a comer do fruto da árvore do conhecimento. Em seguida, Eva levou Adão a fazer o mesmo.
A transgressão desse primeiro casal inaugurou a realidade do pecado em toda a raça humana (Romanos 3:23). Mas Deus, enquanto ainda declarava o julgamento contra a serpente por causa daquela desobediência, em Sua maravilhosa graça, também revelou pela primeira vez a promessa de um Redentor, capaz de solucionar o problema do pecado no mundo. Isso pode ser observado nos seguintes textos:
“O Senhor lhe disse: ‘Faça a réplica de uma serpente venenosa e coloque-a no alto de um poste. Todos que forem mordidos viverão se olharem para ela’. Moisés fez uma serpente de bronze e a colocou no alto de um poste. Quem era mordido por uma serpente e olhava para a réplica de bronze era curado.” (Números 21:8-9 NVT)
“E, como Moisés, no deserto, levantou a serpente de bronze numa estaca, também é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crer tenha a vida eterna.” (João 3:14-15 NVT)
Essas passagens demonstram que a serpente erguida por Moisés no deserto simbolizava Cristo, que assumiu na cruz a culpa do nosso pecado e sofreu a justiça divina em nosso lugar, a fim de que todos os que nele cressem pudessem ser perdoados. Assim, a profecia de Gênesis 3:15 anuncia a derrota definitiva de Satanás por meio da semente da mulher – que esmagaria a cabeça da serpente. Para Adão e Eva, isso representava a remoção do mal que sobreveio a eles e a todos os seus descendentes. Afinal, ninguém foi capaz de vencer o diabo, exceto Jesus Cristo, o Filho de Deus — Ele é o descendente prometido!
“Por isso o Filho de Deus veio, para destruir as obras do diabo!” (1 João 3:8b NVT)




