Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Leitura Bíblica: Gênesis 3:1-6, 14-15; Apocalipse 20:7-10

Versículo-chave: “Farei que haja inimizade entre você e a mulher, e entre a sua descendência e o descendente dela. Ele lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar.” (Gênesis 3:15 NVT)

O versículo de hoje apresenta a primeira promessa de redenção à humanidade após a queda, conhecido como o protoevangelho. Ele anuncia antecipadamente a chegada de um Redentor – um descendente da mulher – que, apesar de um ferimento temporário, derrotaria o mal simbolizado pela serpente. O versículo pode ser dividido em três partes:

  • Primeira parte: “Farei que haja inimizade entre você e a mulher”.
  • Segunda parte: “e entre a sua descendência e o descendente dela”.
  • Terceira parte: “Ele lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”.

Essa profecia inicial é fundamental para entender o plano da salvação de Deus em toda a Escritura, estabelecendo o fundamento da vinda de Cristo como o cumprimento dessa promessa.

A primeira parte da mensagem é direcionada à serpente. A linguagem usada é figurada: não se trata simplesmente do animal rastejante, mas de uma figura do ser astuto e perverso que atua por meio dele. Em Apocalipse 12 e 20, essa serpente é identificada como o Diabo, Satanás, o acusador do povo de Deus e enganador das nações, também descrito como o grande dragão e a antiga serpente:

“Então ouvi uma forte voz que bradava pelos céus: ‘Finalmente chegaram a salvação, o poder, o reino de nosso Deus e a autoridade de seu Cristo. Porque foi lançado para a terra o acusador de nossos irmãos, aquele que dia e noite os acusa diante de nosso Deus’.” (Apocalipse 12:10 NVT)

“Então vi um anjo descer do céu trazendo na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente que é o diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos.” (Apocalipse 20:1-2 NVT)

A expressão “antiga serpente” nos remete ao princípio da história, quando Satanás utilizou o animal no Éden para dialogar com Eva e enganá-la (Gênesis 3:1-4). Também recorda que, desde então, ele tem feito oposição à humanidade e continuará até o momento em que será definitivamente derrotado.

O livro de Apocalipse deixa claro que a atuação de Satanás sobre o mundo é limitada e temporária (Apocalipse 20:7-10). Seu “veneno” simboliza o pecado – realidade que conduz tanto à morte física quanto à separação espiritual. A escolha de pecar pertence ao ser humano, que será responsabilizado diante de Deus; contudo, o objetivo do acusador é afastar as pessoas do Criador por meio do engano e da tentação. Assim, a imagem da serpente e do veneno está diretamente ligada à tentação e ao pecado.

Adão e Eva decidiram seguir seus próprios desejos, rompendo com a obediência ao Criador e rejeitando Sua justiça. Por essa rebelião, sofreram as consequências: a morte. Toda a humanidade, como seus descendentes, passou a compartilhar dessa condição:

“Quando Adão pecou, o pecado entrou no mundo, e com ele a morte, que se estendeu a todos, porque todos pecaram.” (Romanos 5:12 NVT)

A misericórdia de Deus se manifestou através de uma Nova Aliança: Ele prometeu enviar um Redentor, nascido de mulher. Essa é a promessa registrada em Gênesis 3:15 — o Salvador esmagaria a cabeça da serpente, desfazendo a obra de Satanás que levou todos à condenação. Desde então, Sua vinda tornou-se a esperança de Adão, Eva e de todos os seus descendentes, até que “na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor!” (Lucas 2:11 NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!