Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Participe da Rifa da Moto Royal Enfield Interceptor 650 em prol da Viagem Missionária à Venezuela! Clique aqui e confira.

Leia Tiago 4:17

“Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.”

O versículo de hoje é uma conclusão direta das palavras de Tiago sobre a presunção. Ele nos adverte a evitar o orgulho, considerando-o não apenas tolo, mas também maligno (leia Tiago 4:16). Os destinatários da carta de Tiago, assim como muitos hoje em dia, aspiravam a uma vida próspera e bem-sucedida no mundo, sem levar em conta a vontade de Deus; e ainda se vangloriavam de suas conquistas terrenas.

Quando as pessoas se gabam de suas realizações mundanas e de seus planos ambiciosos, ignorando as responsabilidades humildes que foram mencionadas anteriormente (leia Tiago 4:7-10), estão cometendo pecado. Encontrar satisfação em nossa própria autoconfiança e presunções vãs é um mal que deve ser evitado cuidadosamente por qualquer pessoa sensata. Pois…

“Aquele que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.”

Somos orientados a viver de acordo com nossas convicções em todas as nossas ações, seja diante de Deus ou dos homens. Devemos sempre nos esforçar para agir conforme o conhecimento que possuímos. O pecado se torna ainda mais grave quando agimos contra nossa própria consciência. Portanto, o cristão que conhece o que é certo e não age de acordo com esse conhecimento está, de fato, cometendo pecado. E os pecados de omissão serão julgados da mesma forma que os pecados de comissão.

Existem várias parábolas e advertências na Palavra de Deus que destacam a seriedade dos pecados de omissão:

“Não deixes de fazer o bem àqueles que o merecem, quando estiver em tuas mãos a capacidade de fazê-lo. Não digas ao teu próximo: ‘Vai, e volta amanhã que te darei’, se já o podes ajudar agora.”

(Provérbios 3:27,28)

E o servo que conhece a vontade de seu senhor e não se prepara, nem age de acordo com sua vontade, será punido com muitos açoites; mas aquele que não conhece a vontade e faz coisas que merecem castigo, será punido com poucos açoites. A quem muito foi dado, muito será exigido; a quem muito foi confiado, muito mais será pedido.”

(Lucas 12:47,48)

Na parábola de Jesus sobre as ovelhas e os cabritos, as pessoas não são condenadas por terem feito algo especificamente mau, ilegal ou imoral, mas por não terem ajudado os irmãos quando tiveram a oportunidade (leia Mateus 25:41-46). O servo inútil na Parábola dos Talentos não foi acusado de ter feito algo proibido, mas de não ter usado o talento confiado a ele da maneira correta (leia Mateus 25:24-27).

Aqueles que não fazem o bem que sabem que devem fazer e aqueles que fazem o mal que sabem que não devem fazer serão condenados. Devemos nos esforçar para que nossa consciência seja guiada pela Palavra de Deus e nossa mente seja obediente a Cristo, pois muitas vezes é mais fácil evitar fazer algo que não devemos fazer do que esforçar-nos para fazer o que sabemos que devemos fazer, não é mesmo? Portanto…

“Não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.” (Gálatas 6:9,10)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Acampamento de Adolescentes

Imagem & Semelhança

VII Conferência em Cristo

“Cristo, a Esperança da Glória”

Culto de Adolescentes

#naigreja

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.