Leia Mateus 5:43-45
“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.“
Nesta curta passagem do Sermão do Monte lemos algo que deve nos encher de temor: um mandamento alterado pelos mestres judeus! Isso mesmo, a afirmação “odiará o teu inimigo” não consta na Lei (leia Levítico 19:18). Mas, o nosso Senhor e Salvador Jesus, o Cristo, logo esclarece: “Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem”. Ou seja, o mandamento de amar estende-se também aos nossos inimigos. Esta é uma atitude de obediência bem desafiadora, não é mesmo? Como fazer para cumpri-la?
Em primeiro lugar, precisamos nos lembrar que Deus nos amou primeiro, quando ainda éramos filhos da desobediência, rebeldes, mortos em nossos delitos e pecados. Ele nos amou e nos vivificou! Assim, devemos seguir o exemplo dAquele que nos amou mesmo sem merecermos.
Em segundo lugar, provaremos que somos filhos de Deus quando amarmos nossos inimigos e orarmos pelos que nos perseguem: à medida que oramos, o Senhor, através do seu Espírito, vai nos aperfeiçoando no amor. A única maneira de sermos identificados como filhos de Deus é imitando o seu caráter, pois “ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.”
Sendo assim, o mandamento do amor é: amemos os nossos inimigos, assim como amamos nosso próximo, porque o nosso Pai, sendo perfeito em relação ao amor, assim o faz!
Uma resposta
OS 2 PRINCIPAIS MANDAMENTOS DE JESUS ESTÃO ESCRITO NO EVANGELHO DE MATEUS :
Jesus respondeu: «Ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, e com todo o seu entendimento. Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: Ame ao seu próximo como a si mesmo.
(Mateus 22 : 37 – 39 )