Leia 1 João 4:19-21:
“Nós amamos porque Ele nos amou primeiro. Se alguém disser: ‘Amo a Deus’, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão.”
Há um mandamento explícito nesta passagem, mas, antes, o apóstolo João faz questão de lembrar que “nós amamos porque Ele nos amou primeiro”. Nosso amor a Deus é apenas uma resposta e um refletir do seu amor por nós. Dessa forma, vamos responder, refletir e provar que amamos a Deus quando amamos nosso irmão. É impossível amar o Deus a quem não vemos (invisível) sem amar o irmão a quem vemos (visível).
Assim como o apóstolo João denuncia os falsos mestres que alegam servir a Deus mas negam a encarnação e divindade de Cristo; ele afirma que aqueles que dizem amar a Deus, mas odeiam os irmãos, são cristãos mentirosos (falsos). Ou seja, é impossível deixar de amar o irmão, e continuar amando a Deus. Por causa disso, “temos da parte dEle este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão.” E, se dissermos que amamos e conhecemos o Senhor, mas não guardamos os seus mandamentos, somos mentirosos, e em nós não está a verdade (leia 1 João 1:7; 2:4).
Meditemos nisto!