Leia Habacuque 2:4:
“Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé.”
O livro do profeta Habacuque aborda a queda de Judá e oferece reflexões sobre a fé em Deus e em Sua justiça. Ele destaca a importância da fé, fazendo separação entre os ímpios, representados pelos babilônios, e os justos. Ao afirmar que “a sua alma está orgulhosa, não é reta nele”, Deus claramente se refere àqueles que obedecem ao pecado e não têm temor. Por outro lado, o Senhor declara que “o justo viverá pela sua fé”, enfatizando que aqueles que creem em Deus viverão.
Ao mesmo tempo que Habacuque 2:4 faz distinção entre o ímpio e o justo, é também uma oportunidade para Deus revelar ao profeta que tanto os judeus quanto os babilônios naquele contexto eram ímpios diante dEle. Enquanto Habacuque identificava a maldade dos babilônios por sua violência e transgressões da lei, o Senhor mostrou a ele que a verdadeira diferença entre o justo e o ímpio é a fé que o próprio Deus concede. Por esse motivo, Ele ordenou que o profeta registrasse a visão e a escrevesse de forma clara e legível em tábuas (leia Habacuque 2:2).
A promessa de Deus é clara: aqueles que mantêm a fé nEle serão fortalecidos, ainda que em tempos difíceis. A única forma de vivermos em comunhão com Deus é através da justiça, e, portanto, a nossa justiça depende da fé em Cristo Jesus, o nosso Senhor. Quando o profeta Habacuque emprega o verbo no futuro – “viverá” – está enfatizando que a referida vida não é temporária, mas duradoura, eterna. A fonte dessa vida é a justificação que recebemos pela fé, que nos leva a Deus e faz com que dependamos totalmente dEle!
“Porque [verdadeiramente] vivemos por fé, e não pelo que vemos.”
(2 Coríntios 5:7)