Leia Efésios 2:8 :
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.”
A mensagem do evangelho que nos foi entregue é inegavelmente cheia de graça. Por causa de Cristo, Deus perdoa nossos pecados, não por causa de quaisquer angústias ou remorsos que tenhamos experimentado, mas simplesmente por causa da sua misericórdia. Em Isaías 1:18 o Senhor declara: “ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã“.
Talvez alguém pergunte: “Como posso ser perdoado/salvo?” ou “O que Deus exige de mim?” Na verdade, Deus não exige nada. Somos salvos unicamente pela graça, “por meio da fé”. E, mesmo a fé, “não vem de vós, é dom de Deus”, produzido em nós pelo Espírito Santo. Quando um pecador é convertido a Cristo, é salvo da condenação do pecado e da ira divina. A graça de Deus é um favor livre e imerecido que salva, não por meio de obras, mas sim através da fé em Jesus, o Cristo.
Aqueles que antes estavam mortos foram agora vivificados (leia Efésios 2:5) Somos salvos da morte espiritual causada pelo pecado, e um novo princípio de vida é implantado em nós; porque o pecado, além de nos aprisionar, também nos impede de viver plenamente. Mas quando somos regenerados pelo poder de Deus, nos tornamos espiritualmente vivos! Passamos a viver uma vida de santidade, cientes de que fomos perdoados e justificados pela graça.
O mundo e seus prazeres perdem seu valor para nós. Pela ajuda da graça divina, aqueles que antes estavam mortos agora receberam o “ministério da reconciliação” e se tornaram “embaixadores da parte de Cristo… e rogam, pois, da parte de Cristo, que outros se reconciliem com Deus” (leia 2 Coríntios 5:18,20).
Deus converte e salva pecadores para mostrar, nos séculos vindouros, as abundantes riquezas de Sua graça pela benignidade em Cristo Jesus (leia Efésios 2:7). Porque o evangelho da graça sempre glorifica a Deus, tirando todo crédito do pecador pela salvação, fazendo-o consciente da sua dependência dEle em levar pecadores ao arrependimento. Portanto, ao propagar o evangelho você estará glorificando a Cristo por causa da Sua graça que o alcançou! Não se deixe levar por ideias e inovações humanas, mas mantenha-se firme na verdade como a recebeu. Anunciando sempre o evangelho da graça de Deus, a fim de que as ovelhas que ainda não fazem parte do Seu rebanho sejam atraídas a Ele!