Leia Romanos 8:26,27:
“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.”
Há alguns períodos em nossas vidas que nos prostramos para orar, mas as palavras nos faltam. O que fazer nestes momentos? Devemos trazer à memória o que pode nos dar esperança! O que poderia dar maior esperança do que lembrarmos da Palavra de Deus? Ela afirma que nós “não sabemos orar como convém”, mas… que o “Espírito Santo de Deus intercede por nós com gemidos inexprimíveis”. Os “gemidos inexprimíveis” significam algo impossível de ser expresso em palavras, demonstrando que a verdadeira oração não está baseada em nosso intelecto ou em frases bem elaboradas, mas em um coração quebrantado, contrito e que reconhece sua fraqueza diante do Senhor.
Quando oramos somente com o nosso intelecto somos, muitas vezes, incitados a dar direção às ações de Deus. Mas, em sua infinita bondade e misericórdia, o Senhor usa várias maneiras para quebrantar e tratar a altivez do nosso coração. São nestes momentos de crise que “o Espírito nos assiste em nossa fraqueza” e aprendemos a orar de verdade, pois nossa boca se cala e o coração se abre, nossos ouvidos são aguçados, nós deixamos de “ensinar” a Deus e reconhecemos que somos apenas aprendizes, assim como aconteceu com Jó (leia Jó 42:1-6).
Por causa da nossa fraqueza precisamos de ensinamento e assistência do Espírito, pois não sabemos orar conforme a vontade de Deus. O apóstolo Paulo deixa bem claro que, os gemidos inexprimíveis têm um significado maior: “aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.” Ou seja, os gemidos inexprimíveis estão em perfeita harmonia com a vontade de Deus e, por causa disso, podemos chegar com confiança diante do trono da graça, mesmo quando nos faltam palavras (leia Hebreus 4:16). Dessa forma, enquanto peregrinos na terra, não receberemos diploma nesta “escola de oração”, ao invés disso, cada vez mais clamaremos: “Senhor, ensina-nos a orar!”
Respostas de 2
Que Deus abençõe grandemente esse ministério!
Estou ajudando uma amiga que está desviada do caminho do Senhor, e encontrei essa mensagem e vou enviar para ela.
Quero fazer um devocional com ela para ajudar.
Deus seja Louvador por isso! 💞