Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Inscreva-se na VII Conferência da IBEC: “Cristo, a Esperança da Glória!”

Leia Mateus 25:31-33

“E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.”

Na seção conclusiva do capítulo 25 do livro de Mateus (leia Mateus 25:31-46), Jesus usou uma ilustração cujo cenário seria extremamente familiar para seus ouvintes. Naquela época, os pastores frequentemente cuidavam tanto das ovelhas quanto dos cabritos, e durante o período em que estavam soltos no pasto, eles compartilhavam o mesmo espaço de pastagem.

Entretanto, quando a temperatura caía, as ovelhas e os cabritos precisavam ser separados, dada a diferença entre as duas espécies. Essa imagem de separação entre duas espécies distintas é a metáfora que Jesus utiliza para descrever a diferença entre aqueles que pertencem a Ele por meio da fé, e aqueles que não pertencem.

É importante notar que Jesus descreve aquele dia como um dia de grande glória:

“E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com Ele, então se assentará no trono da sua glória; todas as nações serão reunidas diante dele…”

Contudo, esse também será um dia de separação:

“…e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.”

Naquele dia, Jesus afirma que suas ovelhas ouvirão: “Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era estrangeiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me” (Mateus 25:36-36). As ovelhas então questionarão quando fizeram essas ações por Ele, e a resposta será: “Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes” (Mateus 25:40).

Jesus está destacando aqui as ações realizadas em prol de seus irmãos. E quem são esses irmãos de Jesus? Qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, irmã e mãe” (Mateus 12:50). Sendo assim, Jesus está se referindo, especificamente, àquilo que os cristãos verdadeiros fazem por seus irmãos e irmãs em Cristo que estão que estão famintos, necessitados, nus ou presos. Somos todos membros do corpo de Cristo e, assim, o que é feito por um cristão é feito por Cristo; assim como perseguir os cristãos é perseguir a Cristo (leia Atos 9:4).

Entretanto, Jesus não está enfatizando que essas ações são pré-requisitos para a salvação; pelo contrário, são resultados naturais da nossa salvação. Jesus está indicando que essas ações são realizadas por aqueles que verdadeiramente pertencem ao seu rebanho. Vale ressaltar que até mesmo alguns falsos cristãos (simbolizados pelos cabritos) na Igreja visível podem realizar essas mesmas ações, enganando a muitos. Contudo, ninguém consegue enganar a Deus. Ninguém!

Portanto, nas ilustrações e parábolas que Jesus apresenta em resposta à pergunta dos discípulos sobre o momento de sua segunda vinda (leia Mateus 24:3), fica evidente que, mais importante do que saber o tempo exato, é estar preparado para esse tempo, quando quer que ele aconteça. Por isso, o autor da carta aos Hebreus encoraja os judeus convertidos (em perseguição) e a nós:

“Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” (Hebreus 10:23-25)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Escola Bíblica (Quinta)

“A Nova Jerusalém: Nossa Morada Eterna”

Culto dos Adolescentes

#naigreja

Culto de Jovens

Imago Dei

Oferte o Valor de uma Bíblia

Doe R$ 35,00 para comprarmos bíblias para irmãs em Vila de Viana – África

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!