Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Participe da Rifa da Moto Royal Enfield Interceptor 650 em prol da Viagem Missionária à Venezuela! Clique aqui e confira.

Leia Mateus 25:11,12

“E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: ‘Senhor, Senhor, abre-nos’. E ele, respondendo, disse: ‘Em verdade vos digo que vos não conheço’.”

Em Mateus 25, Jesus compartilha outra parábola que oferece a seus discípulos, e a nós, uma compreensão mais profunda sobre o dia da sua segunda vinda. Na Parábola das Dez Virgens (leia Mateus 25:1-12), Ele ilustra que esse dia se assemelhará a um casamento, onde dez virgens são encarregadas de iluminar o caminho para a celebração nupcial e aguardam a chegada do noivo. Através dessa parábola, Jesus nos ensina que sua vinda será um momento de festa, no entanto, alguns serão bem-vindos, enquanto outros ficarão de fora.

Portando lâmpadas acesas e abastecidas com azeite, as virgens planejam conduzir o noivo e a noiva ao evento. Porém, à medida que a chegada do noivo demora mais do que o esperado, todas as virgens adormecem. Das dez virgens, cinco delas não se preparam adequadamente para uma espera prolongada, negligenciando trazer consigo quantidade suficiente de azeite para manter suas lâmpadas acesas.

Quando o noivo finalmente chega, essas cinco virgens imprudentes não estão prontas para entrar na festa. Elas tentam depender da preparação das cinco prudentes, esperando compartilhar um pouco de seu azeite, mas a preparação individual não pode ser transferida. Como resultado, as virgens insensatas ficam do lado de fora.

É crucial entender que não podemos contar com a preparação de outros cristãos para aquele grande dia. Embora todos sejamos parte de um corpo, cada membro é chamado a ter fé pessoal em Jesus e a se preparar para Seu retorno. É enganoso pensar que podemos endossar nossa negligência na bondade de Cristo para nos admitir em sua celebração, mesmo que não estejamos preparados. Quem deseja, naquele dia, ouvir Jesus dizer: Em verdade vos digo que vos não conheço”? portanto, não se pode contar com uma entrada de última hora; naquele dia, de nada adiantará dizer: “Senhor, Senhor, abre-nos”.

A parábola ressalta que tanto as prudentes quanto as insensatas eram virgens. Isso ilustra que o estado de ser “crente” não é suficiente; é a preparação interna, representada pelo azeite, que realmente importa. As virgens insensatas tinham a aparência exterior, mas careciam do azeite vital (Mateus 25:3). Inicialmente, as diferenças entre os cristãos verdadeiros e os falsos podem ser difíceis de discernir, assim como as virgens pareciam iguais. Contudo, a distinção se torna evidente quando suas lâmpadas se apagam. O falso cristão não pode manter a chama até a vinda do Noivo. Sua aparência “piedosa” pode enganar os homens, mas não pode enganar a Deus!

Portanto, busquemos intimidade com o Noivo e direcionemos nossa atenção para a promessa de sua vinda “como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em nossos corações” (2 Pedro 1:19).

Prossigamos na segurança do amor que Deus tem por nós “para que no Dia do Juízo, tenhamos confiança” (1 João 4:16,17).

Exortemos uns aos outros “mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama HOJE, a fim de que nenhum de nós seja endurecido pelo engano do pecado. Porque nos tornamos participantes de Cristo, se, de fato, guardamos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio tivemos” (Hebreus 3:13,14).

E… “vigiemos! Pois não sabemos o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir!” (Mateus 25:13)

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Acampamento de Adolescentes

Imagem & Semelhança

VII Conferência em Cristo

“Cristo, a Esperança da Glória”

Culto de Adolescentes

#naigreja

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.