Leitura Bíblica: Atos 12:1-4
Versículos-chave: “O rei Herodes Agripa começou a perseguir violentamente algumas pessoas da igreja. Mandou matar à espada Tiago, irmão de João.” (Atos 12:1-2 NVT)
O rei Herodes mencionado no capítulo 12 de Atos era Agripa I. Ele era sobrinho de Herodes Antipas, o que determinou a execução de João Batista; e neto de Herodes, o Grande, o governante que ordenou a matança dos meninos em Belém na tentativa de matar Jesus (Mateus 2:16).
Tiago foi o primeiro dos doze apóstolos a ser morto por causa do Evangelho, sendo sua execução a única registrada no Novo Testamento. Sua decapitação concretizou o cumprimento do que Jesus havia predito para Tiago e seu irmão João, quando ambos solicitaram um lugar de destaque e autoridade junto ao Mestre (Marcos 10:35-37). Naquele momento, eles ainda não compreendiam plenamente que o reino de Cristo não era terreno, mas espiritual.
“Jesus lhes disse: ‘Vocês não sabem o que estão pedindo! São capazes de beber do cálice que beberei? São capazes de ser batizados com o batismo com que serei batizado?’. ‘Somos!’, responderam eles. Então Jesus disse: ‘De fato, vocês beberão do meu cálice e serão batizados com o meu batismo’.” (Marcos 10:38-39 NVT)
Para Tiago, esse “cálice” significou sua execução ordenada por Herodes Agripa. Para seu irmão, João, significou ser exilado (Apocalipse 1:9). A morte de Tiago pode ter sido motivada pela maneira intensa com que pregava, despertando a ira do rei e de seus aliados. No entanto, a principal razão por trás da sua execução era agradar às lideranças judaicas:
“Quando Herodes viu quanto isso agradava os judeus, também prendeu Pedro durante a celebração da Festa dos Pães sem Fermento.” (Atos 12:33 NVT)
Embora o martírio de Tiago não tenha sido descrito em detalhes, sua breve menção nas Escrituras evidencia que os primeiros proclamadores do Evangelho tinham uma fé inabalável, a ponto de entregar a própria vida.
“Portanto, jamais se envergonhe de falar a outros sobre nosso Senhor… Com a força que Deus lhe dá, esteja pronto para sofrer por causa das boas-novas. Pois Deus nos salvou e nos chamou para uma vida santa, não porque merecêssemos, mas porque este era seu plano desde os tempos eternos: mostrar sua graça por meio de Cristo Jesus.” (2 Timóteo 1:8,9 NVT)
Uma resposta
Gloria a Deus que bom que ja começou que jesus abençoe todos vocês pela graça de nos passsar o entendimento dessas passagem de jesus cristo nosso senhor amém graça e paz!!!