Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Atos dos Apóstolos

Leitura Bíblica: Atos 15:30-41

Versículo-chave: “Houve grande alegria em toda a igreja no dia em que leram essa mensagem animadora.” (Atos 15:31 NVT)

Nos primeiros tempos da igreja primitiva, ela era composta majoritariamente por judeus. No livro de Atos, capítulo 8, a mensagem do Evangelho se propagou entre os samaritanos, e muitos receberam Jesus como Salvador. Já no capítulo 10, o apóstolo Pedro foi o pioneiro em anunciar o Evangelho diretamente aos gentios, resultando na conversão de muitos. Nos capítulos 13 e 14, Paulo e Barnabé desenvolveram um trabalho frutífero entre os gentios.

A crescente conversão de gentios à fé em Cristo gerou inquietação entre os cristãos judeus, conforme registrado inicialmente em Atos 11:1-18. As dúvidas levantadas foram, por fim, resolvidas no Concílio de Jerusalém. As principais questões em debate eram: Os gentios deveriam primeiro aderir ao judaísmo antes de se tornarem cristãos? Eles precisariam seguir a Lei Mosaica após a conversão?

A decisão criteriosa de Tiago contribuiu para que a igreja se expandisse sem as barreiras culturais que separavam judeus e gentios. Da mesma forma, ao compartilharmos as boas-novas com pessoas de diferentes contextos culturais, sociais e econômicos, devemos garantir que as exigências impostas à fé sejam condicionais por Deus e não meramente por tradições humanas. A carta que comunicava a deliberação do Concílio de Jerusalém trazia as seguintes instruções para os cristãos gentios:

“Abstenham-se de comer alimentos oferecidos a ídolos, de consumir o sangue ou a carne de animais estrangulados, e de praticar a imoralidade sexual.” (Atos 15:29 NVT)

Primeiramente, os gentios foram instruídos a evitar qualquer envolvimento com a idolatria. Ou seja, não deveriam se associar a práticas pagãs, nem participar de celebrações, cerimônias ou banquetes que incluíssem sacrifícios oferecidos a deuses falsos. Essa orientação estava diretamente ligada à ingestão de sangue, uma prática estritamente proibida para os judeus, pois “a vida do corpo está no sangue” (Levítico 17:11-14). Como o uso de sangue era comum entre os gentios, especialmente em rituais idólatras, eles foram instruídos a renunciar a essa prática.

Outro ponto essencial, também relacionado à questão do sangue, dizia respeito à carne de animais sufocados. Matar um animal sem permitir o escoamento de seu sangue, significava que a carne seria consumida junto com ele, o que era proibido.

Por fim, os gentios foram orientados a evitar a prostituição e todas as formas de impureza sexual, pois esse era um hábito muito difundido entre eles. A permanência nesse pecado traria um grande escândalo à fé cristã. Essa advertência aparece repetidamente nas Escrituras do Novo Testamento.

Ao receberem a carta, os gentios das regiões de Antioquia, Síria e Cilícia não reagiram com mágoa ou ressentimento. Pelo contrário, “houve grande alegria em toda a igreja no dia em que leram essa mensagem animadora” (Atos 15:31 NVT). Livres de exigências desnecessárias, a salvação pela graça e somente pela fé trouxe aos cristãos gentios grande alegria.

E você, que tipo de fruto tem produzido após ser exortado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!