Dias
Hor
Min.
Seg.
Culto realizado!

Culto em Gratidão aos 10 Anos da IBEC – Venha celebrar a Deus conosco! Esperamos por você!

Série de Devocionais em 

Leitura Bíblica: Efésios 5:31-33

Versículo-chave: “Esse é um grande mistério, mas ilustra a união entre Cristo e a igreja.” (Efésios 5:32 NVT)

Paulo ressalta a responsabilidade do esposo em zelar por sua esposa – em aspectos físicos, espirituais e emocionais – recordando o propósito estabelecido por Deus para o matrimônio desde Gênesis:

“Por isso o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, e os dois se tornam um só.”  (Efésios 5:31 NVT)

O casamento, conforme ordenado por Deus, é entre um homem e uma mulher (heterossexual) e deve ser monogâmico – “o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher”. Dessa forma, a união conjugal entre pessoas do mesmo sexo é antibíblico! As legislações humanas podem ser alteradas, mas a lei de Deus permanece eterna e inalterável.

Além disso, o matrimônio é também monossomático – “os dois se tornam um só”. Isso indica que a intimidade sexual dentro do casamento é boa, santa, pura, legítima e deve ser vivida com plenitude e responsabilidade (1 Coríntios 7:5; Hebreus 13:4). Essa união, porém, não é meramente física, mas envolve unidade de mente, unidade de propósito, unidade de coração e de sentimentos.

“Esse é um grande mistério, mas ilustra a união entre Cristo e a igreja.” (Efésios 5:32 NVT)

A Bíblia utiliza diferentes metáforas para expressar a relação de Cristo com a igreja: o pastor e o rebanho, a cabeça e o corpo. Contudo, nenhuma comparação é mais profunda que esta: marido e esposa. Cristo é o esposo; nós, a noiva. Paulo afirma de maneira firme que a grandeza do mistério presente na união matrimonial entre homem e mulher aponta para a gloriosa unidade “entre Cristo e a igreja”.

Assim como o homem deixa pai e mãe para unir-se à mulher e formar uma só carne, Cristo deixou a glória celestial para unir-se à igreja, entregando-se em sacrifício por ela. Da mesma forma que o homem foi colocado em sono profundo para que de sua carne fosse formada a mulher, Cristo morreu na cruz para que a igreja fosse criada, santificada e purificada pela lavagem da água, mediante a Palavra. E assim como a mulher foi apresentada ao homem, a igreja será apresentada a Cristo, glorificada nEle “sem mancha, ruga ou qualquer outro defeito, mas santa e sem culpa” (Efésios 5:27 NVT).

Um casamento vivido conforme a vontade de Deus é uma forma de anunciar ao mundo o amor de Cristo por sua igreja – amor que O levou a entregar sua própria vida, santificá-la e prepará-la para o grande dia em que Ele virá buscá-la como noiva adornada, para juntos celebrarem as bodas do Cordeiro.

Nesse sentido, Paulo, conclui afirmando:

“Portanto, volto a dizer: cada homem deve amar a esposa como ama a si mesmo, e a esposa deve respeitar o marido.” (Efésios 5:33 NVT)

Esse mandamento permanece em vigor, mesmo diante das dificuldades. As lutas não anulam a responsabilidade de amar; pelo contrário, o momento de maior necessidade é justamente quando o amor deve ser demonstrado com mais intensidade, em contraste com a mentalidade do mundo, que frequentemente abandona o compromisso diante dos primeiros obstáculos.

Existe diferença entre sujeitar-se a um esposo que teme a Deus, cultiva intimidade com Ele, honra a dignidade da esposa, coloca suas necessidades acima das próprias e tem cautela em suas palavras; e estar debaixo da autoridade de um marido que não teme a Deus. Contudo, isso não elimina a ordem bíblica da submissão. O apóstolo Pedro orienta de forma clara como a mulher deve agir diante de um esposo que não obedece à Palavra:

“Da mesma forma, vocês, esposas, sujeitem-se à autoridade de seu marido. Assim, mesmo que ele se recuse a obedecer à palavra, será conquistado por sua conduta, sem palavra alguma, mas por observar seu modo de viver puro e reverente.” (1 Pedro 3:1-2 NVT)

Portanto, o matrimônio precisa ser um esforço conjunto em direção a um objetivo comum: glorificar a Deus em todas as coisas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

fale
conosco

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!

Agendar
Horário

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!