Dias
Hor
Min.
Seg.
Culto realizado!

Culto em Gratidão aos 10 Anos da IBEC – Venha celebrar a Deus conosco! Esperamos por você!

Série de Devocionais em 

Efésios

Leitura Bíblica: Efésios 6:10-12

Versículo-chave: “Pois nós não lutamos contra inimigos de carne e sangue, mas contra governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos nas esferas celestiais.” (Efésios 6:12 NVT)

Paulo se aproxima do encerramento de sua carta e, como exortação final, declara:

“Sejam fortes no Senhor e em seu grande poder.” (Efésios 6:10 NVT)

À primeira vista, pode parecer que o apóstolo altera o foco do assunto, saindo das responsabilidades nos relacionamentos interpessoais para tratar da batalha espiritual enfrentada por cada cristão. Contudo, o que ele realmente faz é mostrar que a verdadeira capacidade de viver as orientações dadas desde o capítulo 4 até o versículo 9 do presente capítulo não vem de nós mesmos, mas da comunhão com Cristo e da ação do Espírito Santo que habita em nosso interior (Efésios 3:16).

Dessa forma, na vida do discípulo de Cristo há uma constante batalha, onde carne e Espírito permanecem em constante oposição:

“A natureza humana deseja fazer exatamente o oposto do que o Espírito quer, e o Espírito nos impele na direção contrária àquela desejada pela natureza humana. Essas duas forças se confrontam o tempo todo, de modo que vocês não têm liberdade de pôr em prática o que intentam fazer.” (Gálatas 5:17 NVT)

Não fomos chamados para uma vida de comodismo, mas para uma caminhada permeada por lutas, provações e aflições. Assim, a batalha travada é de ordem espiritual. Existe o aspecto visível — brigas, injustiças, hostilidade entre cristãos e não cristãos; entretanto, por trás disso tudo, há também forças espirituais em conflito.

Portanto, a nossa conversão nos colocou como soldados na guerra contra o pecado, o mundo e as forças espirituais malignas. Paulo ressalta que a forma de “permanecermos firmes contra as estratégias do diabo” é nos revestindo de toda a armadura de Deus (Efésios 6:11 NVT); mas também nos lembra quem são, de fato, nossos inimigos:

“Pois nós não lutamos contra inimigos de carne e sangue, mas contra governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos nas esferas celestiais.” (Efésios 6:12 NVT)

Nossa luta não é contra carne e sangue! Em outras palavras, não se trata de brigar com esposos, esposas, filhos, empregados ou patrões. Os verdadeiros adversários não são pessoas, mas forças malignas que se levantam contra Deus. Fica evidente o confronto entre o Reino de Deus e o império das trevas, manifestado em conflitos de natureza religiosa, filosófica e ética entre crentes e incrédulos.

Por isso Paulo insiste: a batalha do cristão não é contra indivíduos ou sistemas humanos corrompidos, mas contra governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos nas esferas celestiais. Esses inimigos são reais, numerosos, possuem hierarquia e exercem influência sobre a corrupção moral da humanidade (1 João 5:19).

Os efésios tinham plena consciência dessa realidade, pois testemunharam libertações de pessoas possessas, viram feiticeiros abandonando suas magias e presenciaram espíritos malignos reconhecendo a autoridade de Cristo. Eles sabiam que as trevas eram reais, mas precisavam aprender que, o único meio de resistir, era permanecendo firmes no Senhor.

O desejo de Paulo era que os efésios estivessem vigilantes. Ele tinha ciência de que a perseguição externa era dolorosa, porém o risco maior estava nas armadilhas espirituais que poderiam enfraquecê-los. Por esse motivo, o apóstolo não apenas advertiu sobre a existência desse combate, mas também mostrou como os cristãos deveriam enfrentá-lo.

Portanto, visto que esta instrução também é direcionada à igreja atual, cabe a nós suplicar ao Senhor que conceda discernimento ao Seu povo para compreender o que se passa ao nosso redor, a fim de não confundirmos os alvos de nossa luta. Que possamos agir de acordo com a obra que Ele iniciou em nós, continua realizando e, no tempo certo, consumará para a glória de Seu nome!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

fale
conosco

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!

Agendar
Horário

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!