Leitura Bíblica: Filipenses 3:20-21
Versículo-chave: “Nossa cidadania, no entanto, vem do céu, e de lá aguardamos ansiosamente a volta do Salvador, o Senhor Jesus Cristo.” (Filipenses 3:20 NVT)
Na ocasião em que a carta aos filipenses foi escrita, a cidade de Filipos era considerada uma colônia romana (Atos 16:12). Por esse motivo, seus habitantes desfrutavam dos direitos e benefícios concedidos pelo império; mas também estavam sujeitos às autoridades locais, e é nesse cenário que Paulo recorda aos cristãos que, embora vivam neste mundo, sua verdadeira pátria está nos céus:
“Nossa cidadania, no entanto, vem do céu, e de lá aguardamos ansiosamente a volta do Salvador, o Senhor Jesus Cristo.” (Filipenses 3:20 NVT)
O apóstolo Paulo buscava salientar que, ainda que os filipenses devessem obediência às lideranças civis e ao imperador, sua fidelidade suprema pertencia ao Senhor. Além disso, ele os exortava a aguardar ansiosamente pela volta do “Salvador, o Senhor Jesus Cristo”. A expressão “aguardar ansiosamente” comunica uma esperança viva, uma alegre expectativa por algo que acontecerá em breve.
Quando Cristo retornar, Ele transformará nossos corpos frágeis — marcados pelas limitações do pecado e pelo envelhecimento, tornando-os semelhantes ao Seu corpo ressurreto:
“Ele tomará nosso frágil corpo mortal e o transformará num corpo glorioso como o dEle, usando o mesmo poder com o qual submeterá todas as coisas a seu domínio.” (Filipenses 3:21 NVT)
Esse corpo glorioso não mais sofrerá com cicatrizes, doenças, decadência, morte ou os limites naturais que hoje conhecemos. A glorificação do nosso corpo será obra do mesmo poder que Cristo exercerá para colocar todas as coisas debaixo da Sua autoridade. Será um corpo tangível, incorruptível, pois estaremos livres do pecado para sempre!
“Acontecerá num instante, num piscar de olhos, ao som da última trombeta. Pois, quando a última trombeta soar, aqueles que morreram ressuscitarão a fim de viver para sempre. E nós que estivermos vivos também seremos transformados. Pois nosso corpo mortal precisa ser transformado em corpo imortal.” (1 Coríntios 15:52-53 NVT)
Glória a Deus!