Dias
Hor
Min.
Seg.
Culto realizado!

Culto em Gratidão aos 10 Anos da IBEC – Venha celebrar a Deus conosco! Esperamos por você!

Série de Devocionais em 

Efésios

Leitura Bíblica: Efésios 4:17-19

Versículo-chave: “A mente deles está mergulhada na escuridão. Andam sem rumo, alienados da vida que Deus dá, pois são ignorantes e endureceram o coração para Ele.” (Efésios 4:18 NVT)

A pureza, assim como a unidade, é uma característica essencial da Igreja. Sobre esse tema, o apóstolo Paulo começa sua exortação destacando a urgência de romper claramente com os antigos hábitos de vida antes da conversão:

 “Assim, eu lhes digo com a autoridade do Senhor: ‘não vivam mais como os gentios, levados por pensamentos vazios e inúteis’.” (Efésios 4:17 NVT)

Os efésios eram gentios que receberam o Evangelho quando Paulo pregou naquela cidade. Eles creram, deixaram seus maus caminhos, se tornaram cristãos e agora Paulo exorta: vocês devem andar de forma diferente, não como antes, nem como os gentios ao redor. O Evangelho transforma o modo de viver! Assim, o cristão é convocado a viver “de modo digno ao chamado que recebeu” (Efésios 4:1 NVT).

Paulo ensina que aquele que foi regenerado é uma nova criação e, portanto, não pode mais seguir o mesmo estilo de vida que tinha antes de conhecer a Cristo. Não há nada mais contraditório do que alguém dizer que é convertido, afirmar ser nova criatura e conservar hábitos da velha vida.

Que hábitos são esses? Paulo já explicou que antes de conhecer Cristo, o homem é escravo do pecado, do mundo e da carne, e está sob a ira de Deus (Efésios 2:1-3). Também afirmou que os gentios viviam afastados de Cristo, separados da comunidade de Israel, não conheciam as promessas, viviam no mundo sem Deus e sem esperança (Efésios 2:11-12).

Agora, Paulo aprofunda a descrição:

“A mente deles está mergulhada na escuridão. Andam sem rumo, alienados da vida que Deus dá, pois são ignorantes e endureceram o coração para Ele.” (Efésios 4:18 NVT)

O que define a vida do incrédulo é a sua cosmovisão (a forma de interpretar o que acontece na vida e no Universo). O sinal claro de quem não foi transformado é a futilidade e vaidade dos pensamentos, o coração endurecido, a mente mergulhada em escuridão e ignorância espiritual (falta de compreensão sobre as coisas de Deus).

Esse estado mental vazio gera um modo de vida caracterizado pela alienação e dureza de coração. “Alienação” significa literalmente “separação”. Deus é fonte de vida; portanto, quem está separado dEle (no sentido de comunhão), vive em seu estado de morte espiritual.

A palavra “dureza” vem do termo “poros”, que significa uma pedra mais resistente que o mármore. Na medicina, indicava a calcificação dos ossos ou a formação de calos, que se tornam mais duros que o próprio osso. Os corações dos incrédulos vão calcificando e, consequentemente, “tornam-se insensíveis, vivem em função dos prazeres sensuais e praticam avidamente toda espécie de impureza” (Efésios 4:19 NVT).

A vida cristã começa exatamente no campo mental, pois começa com arrependimento, e arrependimento é mudança de mente. Uma pessoa se converte, torna-se nova criatura, quando passa a ter novos valores, novos alvos, novas atitudes, nova vida. Sua cosmovisão muda. Diante disso, devemos refletir: estamos vivendo como crentes ou como incrédulos? Porque a exortação é clara:

“Não viva como os incrédulos!”

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!