Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Efésios

Leitura Bíblica: Efésios 4:17-19

Versículo-chave: “A mente deles está mergulhada na escuridão. Andam sem rumo, alienados da vida que Deus dá, pois são ignorantes e endureceram o coração para Ele.” (Efésios 4:18 NVT)

A pureza, assim como a unidade, é uma característica essencial da Igreja. Sobre esse tema, o apóstolo Paulo começa sua exortação destacando a urgência de romper claramente com os antigos hábitos de vida antes da conversão:

 “Assim, eu lhes digo com a autoridade do Senhor: ‘não vivam mais como os gentios, levados por pensamentos vazios e inúteis’.” (Efésios 4:17 NVT)

Os efésios eram gentios que receberam o Evangelho quando Paulo pregou naquela cidade. Eles creram, deixaram seus maus caminhos, se tornaram cristãos e agora Paulo exorta: vocês devem andar de forma diferente, não como antes, nem como os gentios ao redor. O Evangelho transforma o modo de viver! Assim, o cristão é convocado a viver “de modo digno ao chamado que recebeu” (Efésios 4:1 NVT).

Paulo ensina que aquele que foi regenerado é uma nova criação e, portanto, não pode mais seguir o mesmo estilo de vida que tinha antes de conhecer a Cristo. Não há nada mais contraditório do que alguém dizer que é convertido, afirmar ser nova criatura e conservar hábitos da velha vida.

Que hábitos são esses? Paulo já explicou que antes de conhecer Cristo, o homem é escravo do pecado, do mundo e da carne, e está sob a ira de Deus (Efésios 2:1-3). Também afirmou que os gentios viviam afastados de Cristo, separados da comunidade de Israel, não conheciam as promessas, viviam no mundo sem Deus e sem esperança (Efésios 2:11-12).

Agora, Paulo aprofunda a descrição:

“A mente deles está mergulhada na escuridão. Andam sem rumo, alienados da vida que Deus dá, pois são ignorantes e endureceram o coração para Ele.” (Efésios 4:18 NVT)

O que define a vida do incrédulo é a sua cosmovisão (a forma de interpretar o que acontece na vida e no Universo). O sinal claro de quem não foi transformado é a futilidade e vaidade dos pensamentos, o coração endurecido, a mente mergulhada em escuridão e ignorância espiritual (falta de compreensão sobre as coisas de Deus).

Esse estado mental vazio gera um modo de vida caracterizado pela alienação e dureza de coração. “Alienação” significa literalmente “separação”. Deus é fonte de vida; portanto, quem está separado dEle (no sentido de comunhão), vive em seu estado de morte espiritual.

A palavra “dureza” vem do termo “poros”, que significa uma pedra mais resistente que o mármore. Na medicina, indicava a calcificação dos ossos ou a formação de calos, que se tornam mais duros que o próprio osso. Os corações dos incrédulos vão calcificando e, consequentemente, “tornam-se insensíveis, vivem em função dos prazeres sensuais e praticam avidamente toda espécie de impureza” (Efésios 4:19 NVT).

A vida cristã começa exatamente no campo mental, pois começa com arrependimento, e arrependimento é mudança de mente. Uma pessoa se converte, torna-se nova criatura, quando passa a ter novos valores, novos alvos, novas atitudes, nova vida. Sua cosmovisão muda. Diante disso, devemos refletir: estamos vivendo como crentes ou como incrédulos? Porque a exortação é clara:

“Não viva como os incrédulos!”

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!