Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Atos dos Apóstolos

Leitura Bíblica: Atos 19:13-20

Versículo-chave: “Alguns judeus viajavam pelas cidades expulsando espíritos malignos. Tentavam usar o nome do Senhor Jesus, dizendo: ‘Ordeno que saia em nome de Jesus, a quem Paulo anuncia!’.”  (Atos 19:13 NVT)

Durante dois anos, aproximadamente, o apóstolo Paulo continuou sua missão em Éfeso. Lucas registrou que “Deus concedeu a Paulo o poder de realizar milagres extraordinários” (Atos 19:11 NVT). Dessa maneira, por meio da vontade soberana do Senhor, o Evangelho foi autenticado por sinais milagrosos, despertando a fé nos ouvintes. Assim, nunca devemos perder de vista que Deus é o verdadeiro protagonista, enquanto o ser humano é apenas um instrumento por meio do qual Ele opera. Portanto, agir como se Deus fosse servo dos homens é uma atitude pecaminosa!

Esse foi o erro de “alguns judeus que viajavam pelas cidades expulsando espíritos malignos. Tentavam usar o nome do Senhor Jesus, dizendo: ‘Ordeno que saia em nome de Jesus, a quem Paulo anuncia!’” (Atos 19:13 NVT). Eles eram judeus ambulantes que percorriam diversas localidades em busca de ganhos financeiros. Em vez de invocar o nome de Jesus com fé e reverência, eles o fizeram de forma leviana, apenas para sustentar suas atividades enganosas.

Como resultado, os sete filhos de Ceva passaram por uma situação humilhante:

 “Certa ocasião, o espírito maligno respondeu: ‘Eu conheço Jesus e conheço Paulo, mas quem são vocês?’. O homem possuído pelo espírito maligno saltou em cima deles e os atacou com tanta violência que fugiram da casa, despidos e feridos.” (Atos 19:15-16 NVT)

Note que o mesmo adversário que os iludiu também os apavorou. O uso do nome de Jesus sem um relacionamento genuíno com Ele não surtirá efeito. A Escritura ensina que, se nos submetermos a Deus e resistirmos ao diabo, ele fugirá de nós (Tiago 4:7); no entanto, tentar resisti-lo sem uma verdadeira comunhão com Cristo, e usando o nome do Senhor como uma fórmula mágica, é uma atitude fadada ao fracasso.

O impacto desse episódio foi bem intenso: ao presenciarem a ação maligna do inimigo a quem serviam e a superioridade do poder de Jesus, tanto judeus quanto gregos foram tomados de temor. O temor reverente se manteve por toda a cidade de Éfeso e “o nome do Senhor Jesus era engrandecido” (Atos 19:17 NVT).

Além disso, muitos dos que creram confessaram, voluntariamente, suas obras pecaminosas e, os que haviam praticado feitiçaria, queimaram seus livros publicamente. Provavelmente, muitos deles ficaram profundamente impactados com a manifestação do poder de Cristo e, temendo as consequências de suas práticas más, resolveram expor as iniquidades que antes ocultavam. No entanto, a confissão sempre será a resposta natural ao verdadeiro arrependimento.

E assim, “a mensagem a respeito do Senhor se espalhou amplamente e teve efeito poderoso” (Atos 19:20 NVT). Afinal, quem pode convencer alguém do pecado, senão a própria Palavra de Deus?

“Pois a palavra de Deus é viva e poderosa. É mais cortante que qualquer espada de dois gumes, penetrando entre a alma e o espírito, entre a junta e a medula, e trazendo à luz até os pensamentos e desejos mais íntimos.” (Hebreus 4:12 NVT)

A Palavra é quem convence, converte e conforta. Portanto, exponha-se continuamente à Palavra e permita que ela cresça em seu coração, produzindo frutos que glorificarão a Deus!

Uma resposta

  1. Que possamos sempre está perto de Deus, com um coração puro e genuíno. O senhor Jesus procura verdadeiros adoradores que adoram em espírito e em verdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!