Dias
Hor
Min.
Seg.
Culto realizado!

Culto em Gratidão aos 10 Anos da IBEC – Venha celebrar a Deus conosco! Esperamos por você!

Série de Devocionais em 

Efésios

Leitura Bíblica: Efésios 5:10-12

Versículo-chave: “Não participem dos feitos inúteis do mal e da escuridão; antes, mostrem sua reprovação expondo-os à luz.” (Efésios 5:11 NVT)

O fruto daqueles que são filhos da luz se manifesta em seu testemunho: bondade, justiça e verdade, “aprovando o que é agradável ao Senhor” (Efésios 5:10 ARC). É indispensável uma conversão de valores e condutas, não existe neutralidade: antes pertencíamos às trevas, agora pertencemos à luz. Portanto, de modo coerente, devemos viver em harmonia com esses novos padrões, produzindo frutos que refletem o caráter de Deus.

Desse modo, não é suficiente apenas romper com os valores corrompidos do mundo; também é necessário censurá-los:

“Não participem dos feitos inúteis do mal e da escuridão; antes, mostrem sua reprovação expondo-os à luz.” (Efésios 5:11 NVT)

Essa advertência não se refere à omissão, é necessário reprovar, “expondo-os à luz”, pois só assim é possível reconhecer “os feitos inúteis do mal e da escuridão”. Paulo já havia ensinado que, para viver como filhos da luz, é preciso descobrir o que agrada ao Senhor. Ao conhecermos a verdade, temos condições de identificar aquilo que é pecaminoso e ofensivo a Ele e, assim, através do nosso estilo vida – palavras, atitudes, conversas sadias e respeito nos relacionamentos – as obras das trevas serão naturalmente expostas.

Apesar da necessidade de expor e reprovar o pecado, este não deve ser tema de conversações pois, para nós, deveria ser “vergonhoso até mesmo falar daquilo que os maus fazem em segredo” (Efésios 5:12 NVT).  A exposição/correção deve ser sábia e equilibrada, direcionada àqueles que estão em pecado, seguindo o padrão ensinado por Jesus: se um irmão pecar, seja corrigido em particular; se recusar, leve consigo duas ou três testemunhas; e se ainda não houver arrependimento, leve o caso à comunidade (Mateus 18:15-17).

O propósito não é ostentar santidade ou superioridade, tampouco constranger alguém publicamente. O alvo é conduzir o irmão ao arrependimento, interromper uma prática desonrosa diante de Deus, e fazer isso em amor. Em relação aos incrédulos, a orientação é semelhante: alertá-los de que sua conduta não agrada ao Senhor, mas sem grosseria ou falta de educação. O cristão precisa agir como filho da luz, cujo modo de viver e valores já contrastam com as trevas.

E aqui fica um alerta: se aqueles que ainda vivem nas trevas, sentem-se à vontade para compartilhar coisas torpes e vergonhosas ao seu redor, talvez seja sinal de que você não esteja refletindo a luz de Deus, denunciando com a seu modo de viver as obras infrutíferas das trevas. O discípulo de Cristo não pode ser um “agente disfarçado”, ele precisa ser reconhecido por todos como alguém comprometido com o Senhor.

Portanto, ser filho da luz significa adotar uma postura firme diante deste mundo: não apenas fugir das trevas, mas viver de forma que a luz de Cristo resplandeça em nós. Nosso testemunho não pode ser tímido nem camuflado, mas deve ser evidente, íntegro e leal ao Senhor. Que nossa vida manifeste a bondade, a justiça e a verdade do Evangelho, “a fim de que todos vejam as boas obras e glorifiquem a nosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:16 NVT).

Uma resposta

  1. Bom dia
    Graça e paz a todos, todos!
    Que o Espírito Santo haja em todos os corações e guiem nossas condutas para glória do Senhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

fale
conosco

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!

Agendar
Horário

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!