Leitura Bíblica: Atos 4:32-37; 5:1-11
Versículo-chave: “Ananias, por que você deixou Satanás encher seu coração? Você mentiu para o Espírito Santo quando guardou parte do dinheiro para si.” (Atos 5:3 NVT)
A união e a generosidade dos primeiros cristãos atraíam outros seguidores de Cristo. Lucas destaca que, para os cristãos primitivos, estar cheio do Espírito Santo significa, primariamente, anunciar a Palavra de Deus, mas também demonstrar solidariedade ao suprir as necessidades daqueles que enfrentavam dificuldades (Atos 4:32-35).
Vale lembrar que essa estrutura organizacional não constitui uma regra prescrita nas Escrituras, mas apresenta princípios específicos que podem ser aplicados. Além disso, esse estilo de vida se diferenciava do comunismo, pois o ato de compartilhar era realizado de forma voluntária, não abrangia todas as propriedades privadas, apenas o essencial, e não era um requisito para integrar a comunidade de fé.
José, conhecido pelos apóstolos como Barnabé, é apresentado como um exemplo positivo dessa atitude generosa entre os cristãos, provavelmente porque ele se tornaria, mais tarde, um líder cristão reconhecido por sua bondade e fé(Atos 11:24). Barnabé, cujo nome significa “filho do encorajamento”, “vendeu um campo que possuía e entregou o dinheiro aos apóstolos” (Atos 4:36,37 NVT).
Por outro lado, Ananias e Safira são considerados um exemplo de má conduta. Desejando obter uma reputação semelhante à reputação de Barnabé, o casal decidiu mentir. Eles venderam uma propriedade, mas ocultaram parte do valor recebido, entregando apenas uma fração aos apóstolos como se fosse o total (Atos 5:1-2).
A repreensão de Pedro deve nos chamar atenção:
“Ananias, por que você deixou Satanás encher seu coração? Você mentiu para o Espírito Santo quando guardou parte do dinheiro para si.” (Atos 5:3 NVT)
Pedro deixa claro que foi Satanás quem instigou Ananias a mentir. O apóstolo também destaca que a ofensa não foi dirigida a ele próprio, mas ao Espírito Santo. Em outras palavras, o primeiro a ser ofendido pelo nosso pecado é Deus!
Mesmo após a vinda do Espírito Santo, os cristãos não ficaram isentos das tentações de Satanás. Embora Ananias e Safira aparentemente tenham tido fé no Senhor, eles cederam aos impulsos da ganância e do orgulho. Ao mentirem de forma consciente, adotaram o caráter moral daquele que é o pai de todas as mentiras, o diabo.
O casal tinha liberdade para permanecer com parte ou mesmo com todo o valor da venda da propriedade, pois a decisão era unicamente entre eles e Deus. O problema reside em sua desonestidade, motivado pelo desejo de alcançar status perante os outros. Como consequência imediata, Ananias morreu; e posteriormente, Safira também, pois, mesmo tendo a chance de confessar a verdade, preferiu persistir no mesmo pecado de falsidade e rebeldia que o marido.
Portanto, que ao refletirmos sobre essa história, sejamos tomados por reverência, assim como “um grande temor se apoderou de toda a igreja e de todos que souberam deste acontecimento (Atos 5:11 NVT).