Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

O culto Especial de Ano Novo da IBEC ocorrerá no dia 31/12/2024 às 22h – Esperamos por vocês!

Leia Mateus 5:21,22

“Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Não matarás’; mas qualquer que matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: ‘Raca’, será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe disser: ‘Louco’, será réu do fogo do inferno.”

Jesus continua a censurar os ensinamentos dos escribas e fariseus que, ao invés de buscar o conhecimento do Senhor e torná-Lo conhecido, simplesmente impõem fardos pesados sobre os ombros dos outros, enquanto eles próprios vivem em desacordo com a lei de Deus. Ele começa a ensinar que a verdadeira justiça vai além das ações externas, uma vez que estas se originam de motivações internas. Jesus não aboliu a lei, mas a aprimorou, como vemos quando Ele amplia o significado do sexto mandamento “Não matarás” (leia Êxodo 20:13; Deuteronômio 5:17).

“Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: ‘Raca’, será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe disser: ‘Louco’, será réu do fogo do inferno.”

Aqui, Jesus está destacando a raiz do pecado, especificamente no caso do homicídio. Enquanto os escribas e fariseus se concentravam no ato de matar, Jesus ensina que o verdadeiro problema reside nas intenções do coração. Ele não diz apenas que a ira pode levar ao homicídio; Ele afirma que a ira, os insultos e as palavras de desprezo equivalem a violar o sexto mandamento. Assim, “encolerizar-se sem motivo contra o irmão” e proferir injúrias como “Raca” (vem da palavra aramaica “rak” e significa “cuspir”, “eu cuspo em você”; “estúpido, “idiota”, imprestável”) ou “Louco” têm a mesma gravidade de um homicídio.

A lei de Deus avalia não apenas as ações exteriores, mas também as motivações interiores. Em outras palavras, alguém que se deixa dominar pela ira e ofende o próximo pode nunca ter tirado a vida de alguém com as próprias mãos, mas, em seu coração, é tão culpado quanto um assassino. Jesus ilustra a interpretação correta da lei com dois exemplos: um relacionado à vida religiosa e outro à vida comercial:

“Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.

Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último centavo.” (Mateus 5:23-26)

Jesus ensina que uma oferta aceitável a Deus deve vir de alguém que não guarda ressentimentos nem mágoas, e que está disposto a buscar ou oferecer perdão, conforme necessário. Deve vir de alguém que não “deixa que o sol se ponha sobre a sua ira” (leia Efésios 4:26,27). Resolver conflitos interpessoais deve preceder a adoração no altar. Da mesma forma, Ele demonstra que questões legais relacionadas a dívidas devem ser resolvidas antes de serem levadas a tribunais. Em suma, tanto o perdão quanto a reparação devem ser tratados com urgência, para que possamos viver em paz com Deus e com o próximo. Pois, como diz a Escritura:

Se alguém diz: ‘Eu amo a Deus’, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.” (1 João 4:20,21)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Curso de Férias – IEEC

“Os Puritanos” com Pr. Romilson Paixão

🧭 Vocacionados 2025

“Olhai e Vede a Cidade” – Faça já a sua inscrição!

Recesso Escola Bíblica Dominical

Não haverá aulas nas quintas e domingos!

Culto de Oração

Clamor dos Pais pelos Filhos

Reunião de Alinhamento

Projeto Abba

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!