Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Devocionais IBEC

Leia Mateus 6:25

“Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?”

Após explanar sobre os perigos de uma vida centrada no acúmulo de bens materiais, Jesus começa a abordar outra tendência perigosa: a ansiedade. Esta é caracterizada por uma preocupação excessiva e prejudicial com as nossas necessidades imediatas. Neste contexto, a pergunta que deve “saltar” aos nossos ouvidos é: “Não é a vida mais do que o mantimento, o corpo mais do que o vestuário?”. Esta pergunta é relevante, pois nos lembra que colocar o coração nas riquezas e temer a escassez é viver em constante insegurança, privando-se de uma vida espiritual plena.

A expressão “Por isso” vem imediatamente após as evidências apresentadas em Mateus 6:19-24 (leia), mas também precede uma nova e importante instrução do Mestre: “Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida”. Jesus instrui seus discípulos a não se preocuparem com suas necessidades físicas, e muito menos com uma vida luxuosa. Afinal, se Deus nos concedeu a vida e o corpo – elementos indiscutivelmente mais valiosos do que comida e vestimenta –, Ele não proverá também o que é necessário para nossa subsistência?

Inquietar-se por comida e bebida é ignorar a lição evidente na criação, que testemunha a providência divina (leia Mateus 6:26). Isso não significa que os discípulos devem abandonar o trabalho, pois até mesmo as aves não esperam passivamente que Deus as alimente. A questão é que os discípulos não precisam se antecipar às preocupações. Ao contrário, devem fortalecer sua fé lembrando-se de que Deus, o Pai, valoriza muito mais suas vidas do que as das aves.

Além disso, qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?” (Mateus 6:27). A resposta é clara: ninguém pode! Pelo contrário, a ansiedade tende a encurtar, não prolongar, nossas vidas. A nossa confiança deve estar posta, suficientemente, em Deus. Isso é enfatizado na lição dos lírios do campo (leia Mateus 6:28-30).

Jesus não está incentivando a preguiça, mas demonstrando como a providência divina é tão abundante que até mesmo a grama é adornada com flores que não são produtivas, nem duradouras. Mesmo Salomão, o mais rico dos reis de Israel, não se vestia como esses campos. Portanto, “não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?. Em outras palavras, Jesus está ensinando que a ansiedade, inevitavelmente, tem suas raízes na incredulidade.

Os discípulos de Cristo são chamados a viver de maneira distinta das pessoas que não creem nEle e cujos objetivos se limitam ao material. Quanto a nós, devemos:

“Buscar primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas nos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33)

Buscar a “justiça de Deus” não significa buscar justificação fora de Cristo, mas sim buscar uma vida reta, submissa à vontade divina, confiantes de que Deus proverá tudo o que necessitamos. Portanto, (pré)ocupar-se com as necessidades do amanhã não faz sentido, pois o presente já demanda muito da nossa atenção.

Portanto, “não nos inquietemos, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” (Mateus 6:34)

Respostas de 3

  1. Muito bom 👍 queria
    Poder ser um pregador da verdade
    Me sinto feliz ☺️ por aprender por aqui ☺️☺️🙏🙏

  2. Ansiedade mostra falta de confiança no criador,ele Deus é maior que tudo e tem um plano perfeito para os seus escolhidos,uma vida plena cheia do espírito santo nosso objetivo é buscar fazer tudo como se você pra Deus, mas procuramos agradar mais aus homem que a Cristo aí está o erro porque o homem é insaciável vivendo em competições em tudo que faz buscar os bens materiais e nunca se farta porque seu contentamento é insaciável,outra coisa temos tempo para tudo para jogo novelas brincadeira perdemos tempo nas redes sociais e o mais importante não temos tempo para meditar na palavra de Deus,a palavra de verdade nós mostra sobre as bens aventurança quando meditamos em salmos 1 ou observando o dois primeiros mandamentos,mas nós preferimos acreditar mas forças dos nossos braços que acreditar no senhor , assim finalizo muitas vezes as riquezas esacerbadas deste mundo nos afasta dos planos originais de Deus para nossas vidas . graça paz prosperidade mpv JF ganhando almas gerando vida de dentro pra fora Deus é bom o tempo todo,um abraço do pastor Anderson barão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!