Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Devocionais IBEC

Leia Mateus 5:27,28

“Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Não cometerás adultério’. Eu, porém, vos digo, que qualquer que olhar uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.”

Após abordar o sexto mandamento e suas implicações na vida cotidiana, Jesus direciona Sua atenção para o sétimo mandamento: “Não cometerás adultério” (leia Êxodo 20:14; Deuteronômio 5:18). Os escribas e doutores da lei costumavam restringir a definição de adultério estritamente à infidelidade sexual. No entanto, Jesus expande a compreensão desse pecado para incluir também o olhar lascivo e os pensamentos impuros.

Ao elevar o entendimento sobre o sétimo mandamento, Jesus nos convida a abraçar a pureza sexual não apenas evitando relações sexuais fora do casamento, mas também a pureza nos pensamentos e nas palavras. Embora os seres humanos não possam julgar a intenção por trás de um olhar ou a impureza do coração, Deus, que conhece nossos pensamentos mais íntimos, considera a intenção pecaminosa como se fosse um ato consumado. Alguns podem objetar, argumentando que desejar e agir são coisas distintas. De fato, o desejo e a prática não são idênticos, mas, em termos espirituais, eles são equivalentes:

“Eu, porém, vos digo, que qualquer que olhar uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.”

O “olhar” a que Jesus se refere não se limita a um simples olhar distraído, mas inclui um olhar fixo, prolongado e carregado de intenções lascivas. Não se trata de uma situação acidental, mas de um ato planejado. Visto que, nossa jornada de peregrinação é uma batalha contínua entre o Espírito e a carne (leia Gálatas 5:17), Jesus dá a seguinte orientação para combater os pecados da impureza:

“Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.” (Mateus 5:29,30)

Essa orientação se desdobra em duas abordagens: em primeiro lugar, uma “cirurgia” espiritual que envolve o controle do corpo para resistir ao pecado; em segundo lugar, uma amputação moral, que envolve deixar de olhar e deixar de manusear. Nesse contexto, não somos chamados a resistir à tentação, mas a “fugir dela” (leia 2 Timóteo 2:22).

É importante lembrar que Jesus não está promovendo a mutilação do corpo, de forma alguma! Mas está sim, enfatizando a necessidade de evitar olhares e toques que possam levar ao pecado. Não devemos permitir que nossos órgãos se tornem uma fonte de escândalo ou tropeço. Porque…

“Ai do mundo por causa dos escândalos! É inevitável que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!” (Mateus 18:7)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!