Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Participe da Rifa da Moto Royal Enfield Interceptor 650 em prol da Viagem Missionária à Venezuela! Clique aqui e confira.

Leia Mateus 5:27,28

“Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Não cometerás adultério’. Eu, porém, vos digo, que qualquer que olhar uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.”

Após abordar o sexto mandamento e suas implicações na vida cotidiana, Jesus direciona Sua atenção para o sétimo mandamento: “Não cometerás adultério” (leia Êxodo 20:14; Deuteronômio 5:18). Os escribas e doutores da lei costumavam restringir a definição de adultério estritamente à infidelidade sexual. No entanto, Jesus expande a compreensão desse pecado para incluir também o olhar lascivo e os pensamentos impuros.

Ao elevar o entendimento sobre o sétimo mandamento, Jesus nos convida a abraçar a pureza sexual não apenas evitando relações sexuais fora do casamento, mas também a pureza nos pensamentos e nas palavras. Embora os seres humanos não possam julgar a intenção por trás de um olhar ou a impureza do coração, Deus, que conhece nossos pensamentos mais íntimos, considera a intenção pecaminosa como se fosse um ato consumado. Alguns podem objetar, argumentando que desejar e agir são coisas distintas. De fato, o desejo e a prática não são idênticos, mas, em termos espirituais, eles são equivalentes:

“Eu, porém, vos digo, que qualquer que olhar uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.”

O “olhar” a que Jesus se refere não se limita a um simples olhar distraído, mas inclui um olhar fixo, prolongado e carregado de intenções lascivas. Não se trata de uma situação acidental, mas de um ato planejado. Visto que, nossa jornada de peregrinação é uma batalha contínua entre o Espírito e a carne (leia Gálatas 5:17), Jesus dá a seguinte orientação para combater os pecados da impureza:

“Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.” (Mateus 5:29,30)

Essa orientação se desdobra em duas abordagens: em primeiro lugar, uma “cirurgia” espiritual que envolve o controle do corpo para resistir ao pecado; em segundo lugar, uma amputação moral, que envolve deixar de olhar e deixar de manusear. Nesse contexto, não somos chamados a resistir à tentação, mas a “fugir dela” (leia 2 Timóteo 2:22).

É importante lembrar que Jesus não está promovendo a mutilação do corpo, de forma alguma! Mas está sim, enfatizando a necessidade de evitar olhares e toques que possam levar ao pecado. Não devemos permitir que nossos órgãos se tornem uma fonte de escândalo ou tropeço. Porque…

“Ai do mundo por causa dos escândalos! É inevitável que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!” (Mateus 18:7)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Acampamento de Adolescentes

Imagem & Semelhança

VII Conferência em Cristo

“Cristo, a Esperança da Glória”

Culto de Adolescentes

#naigreja

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.