Leia Atos 15:28,29
“Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes.”
Lucas registra um evento significativo que gerou “grande contenda” (leia Atos 15:7) devido à controvérsia sobre a necessidade da circuncisão e da observância da lei de Moisés pelos gentios convertidos. Ele relata os discursos proferidos por: Pedro (leia Atos 15:7-11), que foi o primeiro a ser usado por Deus para anunciar o Evangelho aos gentios; em seguida, o discurso de Paulo e Barnabé (leia Atos 15:12); por fim, o discurso de Tiago, irmão de Jesus por parte de mãe (leia Atos 15:13-21). Após a conclusão dos debates, os apóstolos decidiram enviar uma carta às igrejas de Antioquia, Síria e Cilícia, na qual expuseram as resoluções tomadas no Concílio de Jerusalém (leia Atos 15:22).
“Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias…”, ou seja, a decisão dos líderes, baseada na orientação do Espírito Santo e na sabedoria coletiva, foi não impor aos gentios convertidos a circuncisão ou qualquer outra exigência que lhes causasse transtorno, incômodo, dúvidas, inquietações ou contendas. No entanto, os gentios deveriam abster-se de certos costumes que eram ofensivos para os judeus, tais como “das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição” (comentaremos sobre cada item no próximo devocional).
Assim, pode-se notar a importância desse Concílio como uma oportunidade de tomar decisões sábias. A proteção contra más decisões é obtida através da busca por conselheiros sábios que possam auxiliar-nos em momentos cruciais. Portanto, antes de tomar decisões importantes, consulte pessoas de confiança que podem aplicar sabedoria e experiência à sua situação. Mas lembre-se também de que os melhores conselheiros são aqueles que conhecem a Palavra de Deus, possuem temor ao Senhor e sabem aplicar as instruções bíblicas à vida cotidiana (leia 2 Timóteo 3:16,17).
Você tem conselheiros piedosos em sua vida?
E você, é um desses conselheiros piedosos para aqueles que lhe procuram em busca de auxílio?
Medite sobre isso!