Dias
Hor
Min.
Seg.
Culto realizado!

Culto em Gratidão aos 10 Anos da IBEC – Venha celebrar a Deus conosco! Esperamos por você!

Série de Devocionais em 

Efésios

Leitura Bíblica: Efésios 2:1-3

Versículo-chave: Todos nós vivíamos desse modo, seguindo os desejos ardentes e as inclinações de nossa natureza humana. Éramos, por natureza, merecedores da ira, como os demais.” (Efésios 2:3 NVT)

Neste momento, Paulo apresenta uma descrição da condição do ser humano que não tem Cristo Jesus como seu Senhor e Salvador — a situação de Adão após o pecado original:

“Vocês estavam mortos por causa de sua desobediência e de seus muitos pecados.” (Efésios 2:1 NVT)

A Bíblia utiliza a palavra “mortos” para ilustrar a realidade espiritual do homem separado de Deus. Essa morte espiritual se assemelha à morte física: o indivíduo não responde aos estímulos espirituais, não percebe, não enxerga, não ouve e não reage às coisas de Deus. A raiz dessa morte está na “desobediência (rebeldia) e nos muitos pecados”. E não se limita a isso!

Antes de conhecerem a Cristo, os homens “costumavam viver, como o resto do mundo” (Efésios 2:2a NVT), ou seja, caminhavam como servos dos padrões, práticas e modos de vida impostos por uma sociedade caída, distante de Deus. Eles viviam “obedecendo ao comandante dos poderes do mundo invisível; ele é o espírito que opera no coração dos que se recusam a obedecer” (Efésios 2:2b NVT).

Essa referência aponta para o diabo, que exerce influência sobre os “filhos da desobediência” (pessoas cuja natureza é propensa ao pecado e à rebelião contra Deus), moldando suas atitudes. O texto evidencia que não existe um estado de neutralidade. Ninguém é autônomo, e ninguém jamais será completamente independente. Ou você será servo do diabo, ou servo de Deus!

Todos nós vivíamos desse modo, seguindo os desejos ardentes e as inclinações de nossa natureza humana. Éramos, por natureza, merecedores da ira, como os demais.” (Efésios 2:3 NVT)

A expressão “natureza humana” ou “carne” refere-se à inclinação natural de satisfazer nossos desejos pecaminosos, em oposição à vontade de Deus (Romanos 8:7-8; Gálatas 5:19-21). Por isso, todos os seres humanos que estão sem Cristo são, por natureza, “merecedores da ira” divina desde o nascimento.

Diante disso, antes de avançarmos, é fundamental enfatizar que “todos nós vivíamos desse modo” antes de Cristo, todos nós! Estávamos todos mortos em nossos delitos e pecados, todos éramos escravos do diabo, todos éramos filhos da desobediência, todos “éramos merecedores da ira”, assim como o restante da humanidade!

Falar sobre a ira de Deus é falar de Sua justiça perfeita, que retribui conforme os atos dos homens. Contudo, para o cristão, a ira de Deus é motivo de adoração e gratidão. A razão disso está no fato de que a Bíblia afirma que “éramos [tempo passado] merecedores da ira”; no entanto, pela bondade, misericórdia e providência de Deus, a ira que deveria ser derramada sobre nós foi lançada sobre Cristo (Romanos 3:25-26). E porque Jesus suportou o castigo divino em nosso lugar, hoje desfrutamos da paz com Deus!

“Portanto, uma vez que pela fé fomos declarados justos, temos paz com Deus por causa daquilo que Jesus Cristo, nosso Senhor, fez por nós.” (Romanos 5:1 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

fale
conosco

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!

Agendar
Horário

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!