Leia Filipenses 4:1
“Portanto, meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai assim firmes no Senhor, amados.”
Estamos avançando em direção ao desfecho da carta de Paulo e, após diversas exortações à perseverança, o apóstolo expressa novamente que os filipenses são “amados e mui queridos irmãos”. A igreja em Filipos emergiu em meio a tribulações, mas também proporcionou muitas alegrias ao apóstolo Paulo. Ele a denomina como “minha alegria e coroa”.
No grego, há duas categorias distintas de coroa: o diadema, ou “coroa real”, e stefanos, ou “coroa do atleta”. Paulo utiliza a palavra “stefanos”, referindo-se à conquista do atleta vitorioso nos jogos gregos. Ele está, de certa forma, proclamando que os filipenses são a coroa (ou o prêmio) de todos os seus desafios, esforços e empenhos. Ele é o atleta de Cristo, e os irmãos filipenses são a sua coroa – expressão usada também na carta aos irmãos em Tessalônica:
“Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda?Na verdade, vós sois a nossa glória e gozo.” (1 Tessalonicenses 2:19,20)
Perceba que o sentimento de Paulo é simultaneamente presente e futuro. Ele se refere ao que está experimentando naquele momento, com as notícias dos irmãos em Filipos estarem firmes na fé em Cristo (presente), mas também alude ao sentimento de que seu tempo de ministério está chegando ao fim (futuro). Tudo o que ele espera é a vitória definitiva na presença de Cristo!
Por isso, o apóstolo Paulo continua a demonstrar sua constante preocupação com a vida espiritual dos filipenses, exortando-os a “estar assim firmes no Senhor”. A expressão “estai firmes”, no grego, utiliza o mesmo verbo empregado em contextos militares, indicando a tomada de posição de vigilância ou manutenção firme em uma posição crítica durante a batalha.
Dessa forma, Paulo encoraja os filipenses a resistirem às falsas doutrinas ensinadas por maus obreiros ou às perseguições provocadas por eles. Devem manter-se firmes porque possuem uma herança – adquirida, mas ainda não alcançada – que deve ser preservada mediante a fidelidade ao Senhor até a sua vinda (leia Filipenses 3:20,21).
Assim como Paulo e os filipenses, também devemos estar assim firmes, mas somente será possível se estivermos “fortalecidos no Senhor e na força do seu poder” (leia Efésios 6:10). É Deus quem opera essa firmeza em nós; não somos capazes de fazê-lo por nós mesmos.
Portanto, mantenham-se firmes no Senhor!