Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Atos dos Apóstolos

Leitura Bíblica: Atos 9:32-43; 10:1-8

Versículo-chave: “Temeroso, Cornélio olhou fixamente para o anjo e perguntou: ‘Que é, senhor?’. E o anjo respondeu: ‘Suas orações e esmolas subiram até Deus, e Ele as guarda na memória’.” (Atos 10:4 NVT)

Após despedir-se do eunuco, o diácono Filipe seguiu em sua missão transcultural. Assim como havia “aberto o caminho” para Pedro e João em Samaria, suas viagens rumo ao norte, percorrendo a costa marítima por cidades como Lida, Jope e Cesareia, também parecem ter preparado o terreno para as ações de Pedro.

Enquanto visitava comunidades de fé fora de Jerusalém, Pedro se deparou com Eneias, um homem que estava acamado há oito anos. Invocando o nome de Jesus Cristo, ele o curou. O resultado foi que “todos os moradores de Lida e de Sarona viram Eneias e se converteram ao Senhor” (Atos 9:5 NVT).

Na cidade de Jope, havia uma discípula chamada Dorcas, conhecida por sua generosidade e atos de bondade para com os necessitados. Quando Dorcas adoeceu e faleceu, os discípulos locais, ao saberem que Pedro estava próximo, pediram que ele viesse. Pedro orou, ajoelhou-se e a trouxe de volta à vida. Essa notícia se espalhou por toda a região, “e muitos creram no Senhor” (Atos 9:42 NVT). É importante lembrar que esses milagres, assim como todos os outros registrados em Atos, tinham o propósito exclusivo de confirmar a autoridade do Evangelho proclamado pelos apóstolos.

Providencialmente, Pedro permaneceu em Jope, onde se hospedou. Foi ali que os servos de Cornélio, um centurião romano, vieram buscá-lo. Mais relevante do que o cargo militar de Cornélio era o fato de que ele e sua família eram gentios tementes a Deus (Atos 10:1-2).

Certo dia, por volta das três horas da tarde, Cornélio teve uma visão na qual um anjo lhe apareceu:

“Temeroso, Cornélio olhou fixamente para o anjo e perguntou: ‘Que é, senhor?’. E o anjo respondeu: ‘Suas orações e esmolas subiram até Deus, e Ele as guarda na memória’.” (Atos 10:4 NVT)

A expressão usada por Lucas nesse versículo remete à imagem dos sacrifícios cujas ofertas e fumaça subiam como um aroma agradável diante de Deus (Salmos 141:2; Hebreus 13:15). Após assegurar-lhe que Deus havia recebido suas orações, o anjo orientou Cornélio a procurar em Jope um homem chamado Simão, também conhecido como Pedro. De forma imediata, o centurião obedeceu à instrução: chamou dois de seus servos e um soldado de confiança, explicou-lhes o ocorrido e os enviou a Jope.

A partir desse ponto, os apóstolos, que até então se limitavam a pregar o Evangelho exclusivamente aos judeus, começaram a superar suas barreiras culturais e anunciar o Evangelho também aos gentios. Afinal, a salvação não é restrita ao povo de Israel!

“Porque Cristo é nossa paz. Ele uniu judeus e gentios em um só povo ao derrubar o muro de inimizade que nos separava.” (Efésio 2:14 NVT)

Glória a Deus por providenciar que a pregação do Evangelho chegasse até nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!