Leitura Bíblica: Atos 9:32-43; 10:1-8
Versículo-chave: “Temeroso, Cornélio olhou fixamente para o anjo e perguntou: ‘Que é, senhor?’. E o anjo respondeu: ‘Suas orações e esmolas subiram até Deus, e Ele as guarda na memória’.” (Atos 10:4 NVT)
Após despedir-se do eunuco, o diácono Filipe seguiu em sua missão transcultural. Assim como havia “aberto o caminho” para Pedro e João em Samaria, suas viagens rumo ao norte, percorrendo a costa marítima por cidades como Lida, Jope e Cesareia, também parecem ter preparado o terreno para as ações de Pedro.
Enquanto visitava comunidades de fé fora de Jerusalém, Pedro se deparou com Eneias, um homem que estava acamado há oito anos. Invocando o nome de Jesus Cristo, ele o curou. O resultado foi que “todos os moradores de Lida e de Sarona viram Eneias e se converteram ao Senhor” (Atos 9:5 NVT).
Na cidade de Jope, havia uma discípula chamada Dorcas, conhecida por sua generosidade e atos de bondade para com os necessitados. Quando Dorcas adoeceu e faleceu, os discípulos locais, ao saberem que Pedro estava próximo, pediram que ele viesse. Pedro orou, ajoelhou-se e a trouxe de volta à vida. Essa notícia se espalhou por toda a região, “e muitos creram no Senhor” (Atos 9:42 NVT). É importante lembrar que esses milagres, assim como todos os outros registrados em Atos, tinham o propósito exclusivo de confirmar a autoridade do Evangelho proclamado pelos apóstolos.
Providencialmente, Pedro permaneceu em Jope, onde se hospedou. Foi ali que os servos de Cornélio, um centurião romano, vieram buscá-lo. Mais relevante do que o cargo militar de Cornélio era o fato de que ele e sua família eram gentios tementes a Deus (Atos 10:1-2).
Certo dia, por volta das três horas da tarde, Cornélio teve uma visão na qual um anjo lhe apareceu:
“Temeroso, Cornélio olhou fixamente para o anjo e perguntou: ‘Que é, senhor?’. E o anjo respondeu: ‘Suas orações e esmolas subiram até Deus, e Ele as guarda na memória’.” (Atos 10:4 NVT)
A expressão usada por Lucas nesse versículo remete à imagem dos sacrifícios cujas ofertas e fumaça subiam como um aroma agradável diante de Deus (Salmos 141:2; Hebreus 13:15). Após assegurar-lhe que Deus havia recebido suas orações, o anjo orientou Cornélio a procurar em Jope um homem chamado Simão, também conhecido como Pedro. De forma imediata, o centurião obedeceu à instrução: chamou dois de seus servos e um soldado de confiança, explicou-lhes o ocorrido e os enviou a Jope.
A partir desse ponto, os apóstolos, que até então se limitavam a pregar o Evangelho exclusivamente aos judeus, começaram a superar suas barreiras culturais e anunciar o Evangelho também aos gentios. Afinal, a salvação não é restrita ao povo de Israel!
“Porque Cristo é nossa paz. Ele uniu judeus e gentios em um só povo ao derrubar o muro de inimizade que nos separava.” (Efésio 2:14 NVT)
Glória a Deus por providenciar que a pregação do Evangelho chegasse até nós!