Leitura Bíblica: Mateus 28:1-10; Marcos 16:1-8; Lucas 24:1-12; João 20:1-10
Versículo-chave: “Não tenham medo. Vocês procuram Jesus de Nazaré, que foi crucificado. Ele não está aqui. Ressuscitou! Vejam, este é o lugar onde haviam colocado seu corpo.” (Marcos 16:6 NVT)
A ressurreição de Cristo é o marco central da fé cristã. Após ter sido crucificado por causa dos nossos pecados, como afirmam as Escrituras, Ele foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia (1Coríntios 15:3-4). Essa verdade gloriosa transforma a tristeza da cruz em júbilo eterno, pois por meio da ressurreição, Cristo demonstra-se vitorioso sobre o pecado, a morte e o diabo. Ele é a semente prometida desde o Éden, que esmagou a cabeça da serpente (Gênesis 3:15), cumprindo o plano redentor de Deus.
A morte, que entrou no mundo por um só homem, foi vencida pela vida de outro: Jesus, o segundo Adão. Em Adão todos morrem, mas em Cristo todos que nEle confiam recebem nova vida:
“Uma vez que a morte entrou no mundo por meio de um único homem, agora a ressurreição dos mortos começou por meio de um só homem. Assim como todos morremos em Adão, todos que são de Cristo receberão nova vida.” (1 Coríntios 15:21-22 NVT)
A ressurreição de Jesus é a prova de que Deus aceitou Seu sacrifício e nos declara justos por meio dEle (Romanos 4:25). Cristo foi condenado em nosso lugar, mas ao ressurgir, garantiu a nossa absolvição!
No primeiro dia da semana, ao amanhecer, as mulheres foram ao sepulcro e ouviram as palavras que mudariam a história:
“Ele não está aqui. Ressuscitou!” (Marcos 16:6 NVT)
A partir desse dia, o domingo tornou-se símbolo da nova criação, da vitória sobre a morte. Foi também num domingo, que o Espírito Santo desceu sobre a Igreja (Atos 2:1-4), os discípulos partiram o pão (Atos 20:7) e João viu o Cristo glorificado (Apocalipse 1:10).
A ressurreição não é apenas um evento do passado, mas uma realidade que nos alcança hoje e também aponta para o futuro. Jesus é o primogênito dentre os mortos — a garantia de que os que dormem nEle também ressuscitarão com corpos glorificados. E, assim, vivemos na certeza de que “em breve virá aquele que está para vir; não se atrasará” (Hebreus 10:37 NVT). Por isso, firmemos nossos olhos em Cristo, o autor e consumador da fé, abandonando o pecado e perseverando com esperança.
Ele vive!
E, como Jó declarou em meio à dor:
“Quanto a mim, sei que Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra!” (Jó 19:25 NVT)
Aleluia! A morte foi vencida, a vida triunfou!