Leitura Bíblica: Filipenses 2:9
Versículo-chave: “Por isso Deus o elevou ao lugar de mais alta honra e lhe deu o nome que está acima de todos os nomes.” (Filipenses 2:9 NVT)
Ao ler as Escrituras, percebemos que os nomes carregam significados profundos. Eles representam a identidade daqueles que os recebem. Por exemplo, o nome Judá quer dizer “louvor”, pois quando Lia deu à luz esse filho, declarou: “Agora louvarei ao Senhor!”, chamando-o de Judá (Gênesis 29:35 NVT). Poderíamos mencionar muitos outros casos que demonstram como o nome de alguém reflete sua trajetória, características e propósito. Hoje, porém, vamos contemplar o Nome de Jesus — “o nome que está acima de todos os nomes”!
O versículo de hoje afirma que “por isso, Deus o elevou ao lugar de mais alta honra”. A expressão “por isso” indica uma causa; ou seja, o motivo para a glorificação de Cristo é encontrado nos versículos anteriores, que descrevem Seu estado de humilhação:
“Embora sendo Deus, não considerou que ser igual a Deus fosse algo a que devesse se apegar. Em vez disso, esvaziou a si mesmo; assumiu a posição de escravo e nasceu como ser humano. Quando veio em forma humana, humilhou-se e foi obediente até a morte, e morte de cruz.” (Filipenses 2:6-8 NVT)
Em seu estado de humilhação, Cristo não apenas assumiu a aparência e a natureza humana, mas também a postura de servo. Ele não só se esvaziou, mas desceu ao ponto mais baixo, demonstrando obediência até a morte — e não qualquer morte, mas a morte de cruz, marcada pela dor, vergonha e maldição segundo a lei.
Todavia, Jesus sabia que o caminho para a comunhão plena com o Pai passava pela cruz. E, “por causa da alegria que o esperava, Ele suportou a cruz sem se importar com a vergonha” (Hebreus 12:2 NVT). A exaltação de Cristo foi a justa recompensa pela Sua entrega humilde, e “Deus o elevou ao lugar de mais alta honra e lhe deu o nome que está acima de todos os nomes”(Filipenses 2:9 NVT).
Os versículos anteriores destacam as ações de Cristo: Ele escolheu o caminho da renúncia, não buscou glória para Si, mas se submeteu à humilhação. E porque o Salvador se humilhou, Deus O exaltou concedendo-lhe o Nome que ultrapassa qualquer outro. Aquele que se curvou em serviço aos outros foi exaltado por Deus, que decretou que todo joelho se dobrará diante dEle.
Como Filho, Jesus recebeu tanto um Nome quanto uma posição: quando Deus revelou Seu poder ressuscitando Cristo entre os mortos, fez com que Ele se assentasse à Sua direita, nos lugares celestiais, “acima de qualquer governante, autoridade, poder, líder ou qualquer outro nome não apenas neste mundo, mas também no futuro” (Efésios 1:20,21 NVT). Portanto, diante deste majestoso Nome, “todo joelho se dobrará, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua declarará que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus, o Pai.” (Filipenses 2:10-11 NVT)
Você tem vivido como alguém que confessa que Jesus Cristo é Senhor?
Tem sido submisso à autoridade desse Nome glorioso?
Reflita sobre isso
Uma resposta
Que mensagem tocante para nossas vidas. O senhor Jesus nos deu um nome também, nosso nome tem significado. Que possamos cada dia honrar a Deus e buscar sua presença para as nossas vidas e viver em santidade, pq ele morreu na cruz para no da uma vida eterna.