Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Leitura Bíblica: Êxodo 12:1-14

Versículo-chave: “O animal escolhido deverá ser um cordeiro ou um cabrito de um ano, sem defeito algum.” (Êxodo 12:5 NVT)

O cordeiro pascal era o animal que Deus ordenou que os hebreus usassem como sacrifício no Egito na noite em que Ele feriu os primogênitos (Êxodo 12:29). A partir daquela noite memorável, Deus instruiu que os israelitas celebrassem a Festa da Páscoa “todo ano, de geração em geração” (Êxodo 12:14 NVT).

As famílias deveriam selecionar “um cordeiro ou um cabrito de um ano, sem defeito algum” (Êxodo 12:5 NVT; Levítico 22:20-21). O cordeiro deveria ser sacrificado e, em seguida, um pouco do sangue deveria ser aplicado “nos batentes laterais e no alto das portas das casas onde comerem o animal” (Êxodo 12:7 NVT). Deus também ordenou que os israelitas comessem o cordeiro já preparados para partir – com sandálias nos pés e cajado nas mãos. Ao avistar o sangue nas laterais e na parte superior das portas, o Senhor “passaria por cima” e impediria que o anjo destruidor entrasse naquelas casas. Assim, qualquer casa que não estivesse marcada com o sangue do cordeiro teria seu primogênito morto naquela noite:

“Mas o sangue nos batentes das portas servirá de sinal e marcará as casas onde vocês estão. Quando eu vir o sangue, passarei por sobre aquela casa. E, quando eu ferir a terra do Egito, a praga de morte não os tocará.” (Êxodo 12:13 NVT)

O Novo Testamento revela a conexão entre o cordeiro da Páscoa e o verdadeiro e definitivo Cordeiro Pascal: Jesus Cristo (1 Coríntios 5:7). João Batista apresentou Jesus como “o Cordeiro de Deus” (João 1:29,36 NVT). No livro de Apocalipse, o apóstolo João contempla Jesus como “um Cordeiro que parecia ter sido sacrificado, mas que agora estava em pé entre o trono e os quatro seres vivos e no meio dos 24 anciãos” (Apocalipse 5:6 NVT).

Assim, do mesmo modo que a primeira Páscoa marcou a libertação dos hebreus do cativeiro egípcio, a morte de Cristo marca, definitivamente, nossa libertação do domínio do pecado (Romanos 8:2). E, como aquela Páscoa deveria ser celebrada anualmente, os cristãos são chamados a recordar o sacrifício do Senhor por meio da Ceia:

“Porque cada vez que vocês comem desse pão e bebem desse cálice, anunciam a morte do Senhor até que Ele venha.” (1 Coríntios 11:26 NVT)

O cordeiro pascal do Antigo Testamento, embora fosse uma realidade concreta para Israel, era apenas uma antecipação do verdadeiro e final Cordeiro Pascal: Jesus, o Cristo. Mediante sua vida sem pecado e sua morte substitutiva, Jesus tornou-se o único capaz de nos resgatar da morte eterna e conceder-nos a firme esperança da vida eterna:

“Pois vocês sabem que o resgate para salvá-los do estilo de vida vazio que herdaram de seus antepassados não foi pago com simples ouro ou prata, que perdem seu valor, mas com o sangue precioso de Cristo, o Cordeiro de Deus, sem pecado nem mancha.” (1 Pedro 1:18-19 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!