Dias
Hor
Min.
Seg.
Culto realizado!

Culto em Gratidão aos 10 Anos da IBEC – Venha celebrar a Deus conosco! Esperamos por você!

Série de Devocionais em 

Leitura Bíblica: Levítico 16:1-19

Versículo-chave: “Arão receberá da comunidade de Israel dois bodes para uma oferta pelo pecado e um carneiro para um holocausto.” (Levítico 16:5 NVT)

Levítico 16 é um dos capítulos mais impressionantes e teologicamente profundos de toda a Bíblia, pois descreve detalhadamente a cerimônia do Dia da Expiação. Entretanto, ele não aparece como uma seção isolada, mas como o ponto culminante das orientações acerca dos sacrifícios e da santidade, vindo na sequência dos trágicos acontecimentos relacionados a Nadabe e Abiú, filhos de Arão, que apresentaram fogo impróprio diante do Senhor (Levítico 10:1-2). Esse episódio severo funcionou como um alerta severo sobre a santidade absoluta de Deus e a necessidade de adorá-Lo conforme Suas próprias determinações:

“Então Moisés disse a Arão: “Foi isto que o Senhor declarou: ‘Mostrarei minha santidade entre aqueles que se aproximarem de mim. Mostrarei minha glória diante de todo o povo’”. (Levítico 10:3 NVT)

O acesso ao Santo dos Santos era rigorosamente limitado; Levítico 16 apresenta a única ocasião anual em que o Sumo Sacerdote tinha permissão para entrar naquele local, bem como o modo específico pelo qual deveria fazê-lo. O propósito central do capítulo é instituir o Yom Kippur, o Dia da Expiação, o ato litúrgico mais solene de todo o calendário israelita, estabelecido para purificar a nação de todas as suas culpas e garantir que a presença divina continuasse habitando entre o povo sem consumi-los.

“O Senhor falou com Moisés depois que os dois filhos de Arão morreram ao entrar na presença do Senhor. Disse o Senhor a Moisés: ‘Avise seu irmão Arão que não entre quando bem entender no lugar santíssimo, atrás da cortina interna; se o fizer, morrerá. Ali fica a tampa da arca, o lugar de expiação, e Eu mesmo estou presente na nuvem sobre a tampa da arca’.” (Levítico 16:1-2 NVT)

Em seguida, o Senhor apresenta todas as orientações para que Arão pudesse adentrar o santuário: ele deveria purificar-se, vestir as vestimentas sagradas de linho e sacrificar um novilho por seus próprios pecados. Além disso, receberia “da comunidade de Israel dois bodes para uma oferta pelo pecado e um carneiro para um holocausto” (Levítico 16:5 NVT).

Depois de realizar a expiação por si mesmo, Arão voltava-se à expiação do povo e do próprio santuário (Levítico 16:15-19). Ele sacrificava o primeiro bode como oferta pelo pecado e levava o sangue desse animal para o Santo dos Santos. Ali, aspergia o sangue da mesma maneira que tinha feito com o sangue do novilho – sobre o propiciatório e diante dele. Esse gesto purificava a Arca da Aliança, o objeto mais sagrado, que havia sido contaminado pela proximidade das impurezas do povo.

Arão, o sumo sacerdote, também faria expiação pelo Lugar Santo por causa das impurezas dos filhos de Israel e das suas transgressões, conforme todos os seus pecados. Ele faria o mesmo pela Tenda do Encontro, que habitava no meio das impurezas do povo. Assim, para enfatizar a exclusividade e a solenidade da mediação “ninguém mais poderia ficar na Tenda do Encontro quando Arão entrasse para realizar a cerimônia de expiação no lugar santíssimo” (Levítico 16:17 NVT). ). A necessidade de purificar o santuário e seus utensílios revelava de forma contundente a gravidade do pecado. A presença divina, mesmo num espaço consagrado, não podia suportar a contaminação humana, e a expiação era o meio estabelecido por Deus para lidar com essa realidade e preservar a aliança.

Cristo cumpre, simultaneamente, o papel de sumo sacerdote e de oferta sacrificial. Ele representa o novilho e o bode expiatório, cuja vida foi entregue para a propiciação de nossas culpas. Sua morte na cruz constituiu o sacrifício perfeito e definitivo, realizado “de uma vez por todas” mediante Sua própria entrega (Hebreus 9:26; 10:10). Ele não necessitou morrer repetidas vezes, pois a eficácia de Sua oferta é permanente. Seu sangue derramado na cruz inaugurou a Nova Aliança, sendo “derramado como sacrifício para o perdão dos pecados de muitos” (Mateus 26:28 NVT), purificando não apenas nossa impureza, mas também nossa consciência:

“Se, portanto, o sangue de bodes e bezerros e as cinzas de uma novilha purificavam o corpo de quem estava cerimonialmente impuro, imaginem como o sangue de Cristo purificará nossa consciência das obras mortas, para que adoremos o Deus vivo. Pois, pelo poder do Espírito eterno, Cristo ofereceu a si mesmo a Deus como sacrifício perfeito!” (Hebreus 9:14 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!