Leia Filipenses 2:9
“Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um Nome que é sobre todo o nome.”
Ao ler a Bíblia, podemos observar como os nomes possuem um significado profundo. Eles representam integralmente a pessoa que é nominada. Por exemplo, o nome Judá significa “louvor”, porque quando Lia concebeu e deu à luz, ela declarou: “Esta vez louvarei ao Senhor” e, nomeou o menino de Judá (leia Gênesis 29:35). Poderíamos citar inúmeros outros exemplos que reforçam a ideia de que o nome de uma pessoa reflete sua história, atributos e missão. Mas, hoje, vamos contemplar o Nome de Jesus – Nome sobre todo o nome!
O versículo de hoje afirma que “por isso, Deus exaltou Jesus soberanamente”. A expressão “por isso” aponta para uma justificativa; assim, a razão dessa exaltação está nos versículos anteriores, onde lemos sobre o estado de humilhação de Cristo:
“Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” (Filipenses 2:6-8)
Em seu estado de humilhação, Jesus não apenas assumiu a semelhança e a forma de homem, mas também a forma de servo. Ele não apenas se esvaziou, mas também se humilhou; sendo obediente até a morte, e não uma morte comum, mas a morte na cruz – uma morte dolorosa, vergonhosa e maldita segundo a lei.
Contudo, Jesus sabia que o caminho de volta para a comunhão com o Pai passava pela cruz, e “pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta” (leia Hebreus 12:2). A exaltação de Cristo foi a recompensa por Sua humilhação, e “por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um Nome que é sobre todo o nome.”
Tudo o que está por trás deste Nome foi concedido a Jesus: autoridade e poder. Como Filho, Jesus é o herdeiro de todas as coisas:
“A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.” (Hebreus 1:2,4)
Vale ressaltar que Jesus não herdou todas as coisas no céu, pois lá Ele já possuía tudo. Ele herdou todas as coisas quando se fez carne, se humilhou, esvaziou-se, suportou o pecado sendo imputado a Ele, entregou Sua vida gratuitamente por nós, os eleitos, foi obediente até a morte na cruz, e ressuscitou dos mortos.
Como Filho, Jesus recebeu um Nome e uma posição: quando Deus manifestou Seu poder em Cristo, ressuscitando-o dos mortos, O fez assentar à Sua direita nos lugares celestiais “acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro” (Efésios 1:20,21).
Portanto, diante deste poderoso Nome, “todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra deve se dobrar, e toda língua confessar que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.” (Filipenses 2:10-11)
Você tem se dobrado à autoridade do Nome de Jesus?
Você tem vivido como alguém que confessou que Jesus Cristo é o Senhor?
Reflita sobre isso💭