Leia Mateus 1:21-23:
“E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque Ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e o chamarão pelo nome de Emanuel, que traduzido é ‘Deus conosco’.”
No evangelho segundo Mateus encontramos um completo e sistemático registro do nascimento, vida, ensino, morte e ressurreição de Jesus, o Messias. É um livro de proclamação das boas-novas, as boas notícias da salvação aguardada pelos judeus e que, para os cristãos, havia chegado em Jesus de Nazaré. Mateus faz uma perfeita conexão para o correto entendimento do Antigo Testamento buscando provar aos leitores judeus que Jesus Cristo era, de fato, o Messias prometido:
- O nascimento virginal de Jesus (leia Mateus 1:22,23) cumpriu a profecia de Isaías 7:14.
- O nascimento de Jesus em Belém (leia Mateus 2:6) cumpriu a profecia de Miquéias 5:2.
- A fuga de José e Maria com Jesus para o Egito, e o posterior retorno à terra de Israel (leia Mateus 2:13-15; 19-21) cumpriu a profecia de Oséias 11:1.
- Os milagres de Jesus (leia Mateus 11:2-5) cumpriram a promessa de Isaías 35:5,6.
- A unção de Jesus pelo Espírito Santo (leia Mateus 12:15-21) cumpriu a profecia de Isaías 42:1-4; 61:1.
Medite diligentemente em cada passagem e glorifique ao Deus conosco, ao Emanuel, que salvou o Seu povo dos seus pecados!