Leia Marcos 1:1:
“Este é o princípio das boas-novas a respeito de Jesus Cristo, o Filho de Deus.“
Deus, em sua infinita e soberana vontade, agraciou-nos com quatro “retratos biográficos” de Jesus nos evangelhos, cada um apresentando perspectivas impressionantes sobre a Pessoa e a Obra de Cristo.
O evangelho segundo Marcos foi escrito para os romanos e enfatiza Jesus como Servo, sendo o mais breve dos relatos e dando mais ênfase à quantidade e aos milagres realizados do que aos ensinamentos de Jesus. Nos relatos de Marcos, observamos palavras como “logo depois”, “imediatamente” e “em seguida”, evidenciando Jesus movendo-se incessantemente de um lugar para outro, servindo e fazendo milagres (leia Marcos 1:29,35-39). Jesus apresenta-se como aquele que veio para servir e não para ser servido (leia Marcos 10:45).
O evangelho também inicia declarando: “Este é o princípio das boas-novas a respeito de Jesus Cristo, o Filho de Deus” (Marcos 1:1). Vale lembrar que Cristo não é o sobrenome de Jesus; o correto é dizer: Jesus, o Cristo. A palavra Cristo (grego) é o mesmo que Messias (hebraico) e significa Ungido. Em Marcos, lemos Jesus se apresentando como pregador (leia Marcos 1:14,15,38,39); ensinando que devemos dar a vida pela mensagem do evangelho (leia Marcos 8:35) e que ela deve ser pregada ao mundo inteiro (leia Marcos 13:10; 16:15).