Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Marcos

Leitura Bíblica: Marcos 3:7-19

Versículos-chave: “Escolheu doze e os chamou Seus apóstolos, para que O seguissem e fossem enviados para anunciar Sua mensagem, e lhes deu autoridade para expulsar demônios.” (Marcos 3:14-15 NVT)

Após o ocorrido na sinagoga, Jesus se afastou em direção ao mar da Galileia. Uma imensa multidão se ajuntou, não apenas vinda da própria Galileia, mas também de regiões distantes. O número de pessoas era tão grande que Jesus solicitou que preparassem um pequeno barco, a fim de não ser comprimido por aqueles que se aproximavam em busca de cura. Também estavam presentes indivíduos atormentados por espíritos malignos que, ao verem Jesus, prostravam-se e clamavam em alta voz: “Você é o Filho de Deus!” (Marcos 3:11 NVT). Contudo, Jesus “lhes dava ordens severas para que não revelassem quem Ele era” (Marcos 3:12 NVT).

Na sequência, Jesus escolheu e chamou doze dentre os que O acompanhavam:

“Escolheu doze e os chamou Seus apóstolos, para que O seguissem e fossem enviados para anunciar Sua mensagem, e lhes deu autoridade para expulsar demônios.” (Marcos 3:14-15 NVT)

Jesus escolheu os doze e os chamou “para que O seguissem”, pois o relacionamento com o Senhor da seara é mais valioso do que qualquer realização em nome dEle. Andar em intimidade com Cristo deve ser o objetivo principal de todo cristão, acima de qualquer forma de ativismo religioso.

Jesus escolheu os doze e os chamou para que “fossem enviados para anunciar Sua mensagem”. Como mensageiros de Deus, os apóstolos foram enviados, inicialmente, às ovelhas perdidas da casa de Israel (Mateus 10:5-6); mas posteriormente, foram incumbidos de levar o Evangelho a todas as nações (Mateus 28:19) e por todo o mundo (Marcos 16:15).

Jesus escolheu os doze, os chamou e também “lhes deu autoridade para expulsar demônios”. Os apóstolos, além de manterem um vínculo pessoal com o Senhor e anunciarem Sua Palavra, receberam poder delegado por Ele para lidar com os espíritos imundos que oprimem as pessoas. Assim, a autoridade que exerciam foi concedida por Jesus para agirem em Seu nome.

Embora houvesse muitos discípulos, Jesus separou especificamente doze homens para desempenharem a função de apóstolos:

“Eis os doze que designou: Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer: filhos do trovão; André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu.”  (Marcos 3:16-19 NVT)

Portanto, quanto ao ministério apostólico, é correto afirmar que não há sucessão apostólica. Ou seja, os apóstolos não tiveram sucessores depois que morreram. Para ser apóstolo, era necessário ter sido convocado pessoalmente por Cristo (Mateus 10:2-4; Gálatas 1:11-24), ter desfrutado de comunhão com Ele (Atos 1:21-22), e ter sido testemunha ocular de Sua ressurreição (1 Coríntios 9:1; 15:7-8). Logo, biblicamente falando, não existem apóstolos nos dias atuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!