Leitura Bíblica: Filipenses 2:10-11
Versículo-chave: “…e toda língua declare que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus, o Pai.” (Filipenses 2:11 NVT)
Você está familiarizado com os títulos atribuídos a Jesus? Você já declarou sinceramente que “Jesus Cristo é o Senhor” e compreende plenamente o significado dessa confissão?
O nome Jesus carrega uma importância tão grandiosa que foi revelado a Maria e José por um mensageiro de Deus, em ocasiões e circunstâncias distintas, antes mesmo de Seu nascimento:
“‘Não tenha medo, Maria’, disse o anjo, ‘pois você encontrou favor diante de Deus. Ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Jesus. Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu antepassado Davi, e ele reinará sobre Israel para sempre; seu reino jamais terá fim!’” (Lucas 1:30-33 NVT)
“Enquanto ele pensava nisso, um anjo do Senhor lhe apareceu em sonho e disse: ‘José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, pois a criança dentro dela foi concebida pelo Espírito Santo. Ela terá um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois ele salvará seu povo dos seus pecados’.” (Mateus 1:20-21 NVT)
Perceba que o significado do nome Jesus, revelado pelo anjo, é “Salvador”, destacando que Ele veio para libertar Seu povo dos pecados. De fato, “não há salvação em nenhum outro! Não há nenhum outro nome debaixo do céu, em toda a humanidade, por meio do qual devamos ser salvos” (Atos 4:12 NVT).
O título Cristo, originado do termo grego que significa “Ungido”, também possui um peso notável. Jesus elogiou Pedro por reconhecer essa verdade, chamando-o de privilegiado ao afirmar que tal compreensão não veio de si mesmo, mas foi revelada diretamente por Deus:
“Simão Pedro respondeu: ‘O senhor é o Cristo, o Filho do Deus vivo!’. Jesus disse: ‘Que grande privilégio você teve, Simão, filho de João! Foi meu Pai no céu quem lhe revelou isso. Nenhum ser humano saberia por si só’.” (Mateus 16:16-17 NVT)
Quanto ao título Senhor, a Escritura ensina que ninguém pode declarar que “Jesus Cristo é Senhor” a não ser pela ação do Espírito Santo:
“Por isso, quero que compreendam que ninguém que fala pelo Espírito de Deus amaldiçoa Jesus, e ninguém pode dizer que Jesus é Senhor a não ser pelo Espírito Santo.” (1 Coríntios 12:3 NVT)
Dessa forma, os títulos que acompanham o nome de Jesus são elementos essenciais da revelação divina e desempenham um papel central na mensagem das boas novas da salvação. Reconhecê-los e proclamá-los não se trata apenas de vãs repetições, mas de expressar uma fé autêntica nAquele que tem o Nome acima de todos os nomes!
Você tem um conhecimento – pessoal e salvífico – de Jesus por meio de Seus títulos?