Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Inscreva-se na VII Conferência da IBEC: “Cristo, a Esperança da Glória!”

Leia Mateus 5:17,18

“Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abolir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.”

Neste trecho, Jesus faz uma importante declaração acerca do cumprimento da Lei. Seu objetivo era confrontar os escribas e fariseus, que se apresentavam como os “guardiões” da lei, enquanto acusavam Jesus de violá-la. Na verdade, eram eles quem distorciam a lei, seja através de suas tradições ou de suas vidas hipócritas (leia Mateus 23:2-7,14-16).

Logo após instigar seus discípulos a realizar obras que glorificassem a Deus (leia Mateus 5:16), Jesus procura esclarecer que não veio para “abolir” a lei, mas sim para “cumprir” tudo o que a lei representava e tudo o que os profetas anunciaram. Sua intenção não era invalidar a lei, mas sim dar-lhe pleno cumprimento. Enquanto corrigia as interpretações distorcidas e os abusos da Lei cometidos pelos escribas e fariseus, Jesus buscava definir o caráter das ações de acordo com a vontade de Deus:

“Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abolir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.”

Toda a Escritura testemunha a respeito de Cristo (leia Lucas 24:27; João 5:39,46). Ele veio para cumprir o que a Lei e os Profetas prefiguravam; tudo apontava para Ele e se cumpriu nEle. Cristo guardou perfeitamente a Lei, e todas as punições destinadas ao povo de Deus foram suportadas por Cristo. Portanto, agora, a Lei não é o caminho para a justiça; Cristo é o caminho. O objetivo final da Lei é apontar para Cristo; “pois o fim da lei é Cristo, para a justiça de todos os que creem (Romanos 10:4).

O termo “fim” no grego traz consigo tanto o sentido de “perfeição e cumprimento” quanto a ideia de que Deus pretendia que a Lei encontrasse sua finalidade em Cristo. Cristo é a perfeição e o cumprimento das exigências da Lei de Deus. Ele também é o “fim” no sentido de “encerrar toda esforço inútil de justificação através das obras da Lei”, que era a tentativa vã dos fariseus.

Visto que a Lei sempre conduz o homem pecador a Cristo, Jesus é a resposta completa à Lei de Deus, pois somente Ele poderia satisfazê-la plenamente. Dessa forma, os sacrifícios de sangue foram abolidos, pois Cristo se tornou o sacrifício final e perfeito pelos nossos pecados:

“Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.” (Hebreus 9:11,12)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Escola Bíblica (Quinta)

“Novo Céu e Nova Terra: A Nova Criação”

Devocional Online

Adolescentes #nomeet

Jovens: Sexta 23

“Cristo, Tudo em Todos”

Clube Virtude

Nosso Clube + Adolescentes

Venha Celebrar o Batismo

Turma 2024/2

Escola Bíblica (Domingo)

Esperança e Perseverança: As Âncoras da Fé

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!