Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Participe da Rifa da Moto Royal Enfield Interceptor 650 em prol da Viagem Missionária à Venezuela! Clique aqui e confira.

Leia Tiago 4:11

“Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.”

A maledicência ou difamação ainda persiste como um problema sério que precisa ser combatido de maneira constante em nossas vidas. Tiago, em sua carta, reconhece o desafio significativo que enfrentamos ao controlar nossas palavras. Ele enfatiza que aqueles que conseguem dominar sua língua estão trilhando o caminho da maturidade:

“Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.” (Tiago 3:2)

Difamação, também conhecida como maledicência, é o ato de falar mal dos outros, caluniar e insultar, muitas vezes “pelas costas”, sem oferecer a eles o benefício da dúvida. Parece que nossa língua está sempre pronta para criticar e manchar a reputação dos outros. Por isso, Tiago nos adverte:

“Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.”

Primeiramente, não devemos falar mal uns dos outros porque somos irmãos. Em segundo lugar, criticar um irmão é equivalente a criticar a lei. A lei de Moisés adverte: “Não sejas um difamador no meio do teu povo” (Levítico 19:16). E a lei de Cristo nos instrui: “Não julgueis, para que não sejais julgados” (Mateus 7:1).

A essência dessas leis é o amor mútuo (leia João 13:34; 15:12). Somos exortados a proteger a reputação de nossos irmãos. Se não podemos falar bem, é melhor não dizer nada. Não devemos nos alegrar em expor as falhas dos outros, aumentá-las ou inventar histórias falsas. Isso é difamação!

O difamador desrespeita a lei de Deus e a ordem de Cristo ao insultar seu próximo. Pior ainda, ele se considera acima da lei. Aqueles que mais rapidamente se colocam como juízes são frequentemente os que menos obedecem à lei.

Ao invés de criticar e julgar uns aos outros, devemos ser controlados pelo amor, evitando tudo que possa fazer nossos irmãos tropeçarem (leia Romanos 14:13,19). Devemos ser vigilantes, garantindo que nossas palavras abençoem, encorajem e edifiquem os outros (leia Efésios 4:29). Não devemos permitir que suposições alimentem nossos pensamentos preconceituosos.

Além disso, a difamação só prospera se permitirmos. Portanto, não devemos dar ouvidos aos difamadores; devemos cortar o mal pela raiz! Como o salmista, devemos nos comprometer a viver em retidão diante do Senhor:

“Cantarei o teu amor e a tua justiça, Senhor; com cânticos te louvarei. Buscarei viver de modo inculpável; quando virás me ajudar? Viverei com integridade em minha própria casa. Não olharei para coisa alguma que seja má e vulgar. Odeio todos que agem de forma desonesta; não terei nada a ver com eles. Rejeitarei ideias perversas e me manterei afastado de todo mal. Não tolerarei quem difama seu próximo, não suportarei presunção nem orgulho.” (Salmos 101:1-5)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Acampamento de Adolescentes

Imagem & Semelhança

VII Conferência em Cristo

“Cristo, a Esperança da Glória”

Culto de Adolescentes

#naigreja

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.