Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

O culto Especial de Ano Novo da IBEC ocorrerá no dia 31/12/2024 às 22h – Esperamos por vocês!

Leia Mateus 6:1

Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.”

Após ensinar que aqueles que enfrentam perseguições por causa da justiça são considerados bem-aventurados (leia Mateus 5:10), e que os bem-aventurados devem deixar a luz de suas boas obras brilhar diante dos homens (leia Mateus 5:16), Jesus também destaca a importância da justiça de seus discípulos exceder àquela praticada pelos escribas e fariseus (leia Mateus 5:20). Além disso, Ele nos exorta a amar os inimigos, abençoar os maldizentes, fazer o bem e orar por aqueles que nos maltratam e perseguem. Entretanto, Jesus adverte sobre o perigo de praticar a generosidade de forma ostensiva, buscando autopromoção:

“Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.”

Então, as obras devem ser vistas ou não? Há alguma contradição aqui? Não, de forma alguma! Jesus busca esclarecer o aspecto positivo e negativo dessa questão. Por um lado, Ele instrui Seus discípulos a praticar boas obras para glorificar Seu Pai celestial – e este é o lado positivo. Por outro lado, Ele os adverte a não realizar boas ações com a intenção de se autopromoverem – e este é o lado negativo.

Em outras palavras, é claro que devemos praticar o bem, mas não como uma forma de buscar reconhecimento pessoal. A glória pelas boas obras deve ser dirigida a Deus e não ao homem. Mesmo que os discípulos de Cristo sejam vistos realizando boas obras, não devem fazê-lo com o objetivo de serem notados ou elogiados:

“Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.” (Mateus 6:2)

Aqueles que buscam admiração ou louvor humano por suas demonstrações de piedade não receberão recompensa do Pai. Pelo contrário, se a motivação for a aprovação humana, essa será a única recompensa que obterão (leia Lucas 6:24). As obras que verdadeiramente agradam a Deus são feitas em gratidão pelas bênçãos já recebidas, como o perdão e a segurança na salvação eterna por meio de Jesus.

Devemos reconhecer que, mesmo cumprindo todos os mandamentos de Deus, ainda somos servos indignos, fazendo apenas o que Ele tem o direito de esperar de nós. Sendo assim, qualquer recompensa que Deus nos conceda é uma demonstração de Sua graça, Seu favor imerecido. Por isso, “quando deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará.” (Mateus 6:3,4)

Portanto, ao sermos generosos, devemos evitar alardes e publicidade, mas agir com sinceridade e humildade. Muitos atos não são intrinsecamente bons ou maus, mas sim a motivação por trás deles que faz toda a diferença aos olhos dAquele que sonda os corações. Pois…

“Ainda que distribuíssemos toda a nossa fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregássemos o nosso corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso teria proveito.”  (1 Coríntios 13:3)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Curso de Férias – IEEC

“Os Puritanos” com Pr. Romilson Paixão

🧭 Vocacionados 2025

“Olhai e Vede a Cidade” – Faça já a sua inscrição!

Recesso Escola Bíblica Dominical

Não haverá aulas nas quintas e domingos!

Culto de Oração

Clamor dos Pais pelos Filhos

Reunião de Alinhamento

Projeto Abba

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!