Leia Gálatas 5:13:
“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.”
Podemos encontrar três importantes lembretes no versículo de hoje:
- Fomos chamados à liberdade.
- Não devemos usar da liberdade para dar ocasião à carne.
- Ao invés de usar da liberdade para dar ocasião à carne, devemos servir uns aos outros pelo amor.
O que significam estes lembretes? Em primeiro lugar, o apóstolo Paulo estava lembrando os cristãos da Galácia que eles não deveriam ficar presos aos ritos e cerimônias judaicas – como a circuncisão, por exemplo. Em segundo lugar, os adverte que deveriam usar esta liberdade com moderação, lembrando que, por causa do sacrifício perfeito de Cristo, estavam livres da servidão ao pecado. Em terceiro lugar, Paulo explica que o método utilizado para não dar ocasião à carne é servir uns aos outros pelo amor e, desta forma, demonstrar a liberdade em Cristo.
Nos dias de hoje, muitos cristãos utilizam o “fostes chamados à liberdade” para afirmarem que estão livres e podem fazer o que quiserem: mentir, roubar, adulterar, participar de festas como o Carnaval, por exemplo, etc. Mas esquecem de que, ao reconhecer Jesus, o Cristo, como Senhor e Salvador de suas vidas, declaram que “foram comprados por bom preço” e assim, devem “glorificar a Deus no corpo e no espírito, os quais pertencem a Deus” (1 Coríntios 6:20). Glorificar a Deus no corpo e no espírito também significa “não usar da liberdade para dar lugar à carne”. A palavra “carne” pode ser entendida por todos os desejos e afeições que não estão sob influência e orientação do Espírito Santo de Deus (leia Romanos 7:18; 8:1).
Portanto, sirvamos uns aos outros pelo amor, “seguindo a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.” (2 Timóteo 2:22)