Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Efésios

Leitura Bíblica: Efésios 6:1-3

Versículos-chave: “‘Honre seu pai e sua mãe’. Esse é o primeiro mandamento com promessa. Se honrar pai e mãe, ‘tudo lhe irá bem e terá vida longa na terra’.” (Efésios 6:2-3 NVT)

No contexto em que a carta aos Efésios foi escrita, a desobediência não se tratava apenas de uma escolha pessoal: havia consequências legais. Filhos que desrespeitassem os pais estavam sujeitos a punições severas, chegando, em casos extremos, ao apedrejamento, como registrado em Deuteronômio 21:18-21. Isso evidencia a seriedade do mandamento de honrar e obedecer aos pais:

“Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, porque isso é o certo a fazer.” (Efésios 6:1 NVT)

Atualmente, muitos questionam a relevância dessa instrução, pois vivemos em uma geração acostumada a não respeitar autoridades, sejam civis ou eclesiásticas. Contudo, Paulo esclarece que “isso é o certo a fazer”, porque a obediência aos pais, acima de tudo, agrada ao Senhor.

Pais ímpios podem orientar seus filhos em caminhos que levam ao pecado; e até mesmo pais cristãos podem, sem perceber, ensinar de maneira equivocada. Consciente disso, Paulo especifica: “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor”.

O termo “no Senhor” estabelece limites: os filhos devem obedecer enquanto a orientação dos pais estiver de acordo com a “disciplina e a instrução que vêm do Senhor” (Efésios 6:4 NVT). Quando os pais ultrapassam os limites da autoridade concedida para educar, induzindo os filhos ao pecado, não devem ser obedecidos. Esse princípio também se aplica às relações civis e eclesiásticas.

“‘Honre seu pai e sua mãe’. Esse é o primeiro mandamento com promessa. Se honrar pai e mãe, ‘tudo lhe irá bem e terá vida longa na terra’.” (Efésios 6:2-3 NVT)

A honra aos pais é descrita no quinto mandamento do Decálogo (Êxodo 20:12; Deuteronômio 5:16), e, apesar de serem termos interligados, obediência e honra não são a mesma coisa. Um filho pode obedecer sem honrar, como o primogênito da parábola do filho pródigo: ele seguia ordens, mas não tinha amor nem respeito pelo pai.

Honrar envolve mais do que apenas cumprir uma obrigação: significa amar, respeitar e cuidar dos pais; significa valorizá-los, proporcionar-lhes alegria, carinho, atenção, tempo e cuidado. De nada adiantará desobedecê-los, desonrá-los, e depois oferecer flores quando eles se forem – nesse caso, já será tarde demais.

Paulo também ensina que a obediência aos pais “é o primeiro mandamento com promessa” e, portanto, traz benefícios concretos. O primeiro deles é a prosperidade: “tudo lhe irá bem”. Na Antiga Aliança, as bênçãos de Deus estavam ligadas, frequentemente, à prosperidade material. Na Nova Aliança, essa perspectiva se amplia, e Paulo afirma que, o nosso Deus já “nos abençoou em Cristo com todas as bênçãos espirituais nos domínios celestiais” (Efésios 1:3 NVT) – e, como já estudamos, não se trata de riquezas. O segundo benefício é a longevidade: “terá vida longa na terra”. Quantos desastres, divórcios, lágrimas e até mortes poderiam ser evitados se os filhos tivessem ouvido seus pais!

Obedecer aos pais no Senhor é justo, correto e agradável a Deus. É a atitude esperada de quem professa Jesus Cristo como Senhor, um reflexo de quem já foi justificado e procura viver retamente diante de Deus. Portanto, não existem exceções – os pais podem ser ricos, pobres, modernos, rígidos ou permissivos – o mandamento permanece o mesmo:

“Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, porque isso é o certo a fazer.” (Efésios 6:1 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!