Leia Mateus 28:19,20:
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”
Atualmente, vivemos em um contexto onde há uma ênfase exagerada na “captação” de pessoas para frequentarem as igrejas, na busca por admiradores dos pregadores e em grandes ajuntamentos de pessoas que, muitas vezes, não compreendem o significado real do culto e serviço a Deus. É comum vermos multidões buscando as bênçãos de Deus, mas sem buscar verdadeiramente o Sua face. No entanto, essa não foi a missão que o Senhor Jesus confiou a seus discípulos.
Jesus, o Cristo, deixou uma ordem clara e inequívoca: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado”. Essa ordem nos indica que devemos fazer discípulos tanto por meio do batismo como do ensino. Isso significa que é fundamental integrar os novos convertidos ao corpo de Cristo através do batismo em nome da Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), bem como ensinar-lhes as verdades do Evangelho.
Quanto ao batismo, é fundamental lembrar que o mesmo é um sacramento e uma ordenança cristã. O teólogo João Calvino definiu o termo como “uma marca do nosso cristianismo e o sinal pelo qual somos recebidos na sociedade da igreja, para que enxertados em Cristo sejamos contados entre seus filhos”. Isso significa que o batismo é tanto um sinal como um selo externo de nossa salvação, que é uma obra da graça de Deus em nós.
Quanto ao ensino, este não se limita a ensinar doutrinas corretas, mas também a enfatizar a importância da obediência e prática dessas doutrinas (leia Tiago 1:22). Infelizmente, muitas pessoas querem apenas adquirir conhecimento, sem se comprometer com a obediência. No entanto, Jesus afirmou que aqueles que são seus amigos são os que obedecem aos seus mandamentos (leia João 15:14). Portanto, é fundamental que ensinemos aos outros todas as coisas referentes a toda a verdade sobre toda a Palavra de Deus.
Assim, baseado na autoridade conferida a Jesus em Mateus 28:18, devemos realizar a missão de “ir, fazer discípulos e ensinar a obedecer” sob a delegação e companhia dAquele que tem todo o poder no céu e na terra. Não estamos sozinhos nesta jornada, pois Jesus prometeu estar conosco todos os dias, até a consumação dos séculos (Mateus 28:20). Amém!