A existência dos espíritos mentirosos
Leia 1 João 4:1:
“Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.”
Neste contexto o apóstolo João está advertindo a Igreja de Cristo a não dar crédito a qualquer espírito, mas sim colocá-los à prova. Ou seja, o verdadeiro cristão não deve ter uma atitude simplista, apática, mas sim uma atitude crítica frente aos ensinamentos recebidos, “provando” a mensagem pregada com a verdade bíblica. Absorver como verdadeira toda palavra ensinada por um pregador que fala em nome de Deus não é uma atitude sensata. Tudo o que ouvimos precisa passar pelo crivo da Palavra de Deus e o motivo do teste está na última parte do versículo: “…porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo”.
Quem são os falsos profetas? Os falsos profetas são os falsos mestres (leia Mateus 7:15; Marcos 13:22,23; Atos 20:28-30; 2 Pedro 2:1,2) e “operadores” de milagres (leia Mateus 24:24; Atos 13:6). Os verdadeiros profetas são instrumentos de comunicação do Espírito de Deus; mas os falsos profetas são instrumentos de comunicação do “espírito do erro”. Por isso precisamos examinar “para ter a certeza de que o espírito vem de Deus”.
Mas… como devemos “prová-los”?
É o que aprenderemos amanhã. Não perca!
Respostas de 2
Muito boa a explicação 😃
Louvado seja Deus! 💞