Leia Atos 17:11
“Ora, estes [os bereanos] foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.”
Após a agitação causada pelos judeus em Tessalônica, Paulo e Silas foram enviados à noite “a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus”. Era hábito de Paulo, em suas viagens missionárias, começar visitando as sinagogas locais, para que pudesse pregar aos judeus (leia Atos 17:1,10,17).
Os judeus professavam fé na Escritura, portanto, seria natural que acolhessem de bom grado uma mensagem que proclamasse o cumprimento perfeito das promessas veterotestamentárias a respeito do Messias. No entanto, isso não ocorreu em Tessalônica. Por esse motivo, está escrito que os bereanos “foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra”.
Os bereanos não duvidaram nem resistiram à mensagem do Evangelho, tampouco perseguiram os pregadores. Além disso, eles eram receptivos e estavam dispostos a aprender. Essas são as principais características que devemos reconhecer e buscar imitar. Apesar de sua receptividade, os bereanos não eram ingênuos nem acreditavam em qualquer mensagem. Pelo contrário, eles examinavam cada dia nas Escrituras se estas coisas que Paulo pregava eram assim.
Ao buscar a verdade, eles demonstravam uma fé racional, e ao examinar as Escrituras, mostravam que qualquer teoria ou doutrina não bíblica deveria ser descartada desde o início. Os bereanos comparavam a mensagem proclamada com a Palavra de Deus escrita, pois sabiam que qualquer ensinamento falso, por mais inofensivo que parecesse, poderia distorcer o verdadeiro Evangelho.
No entanto, os bereanos também não eram suspeitos de forma maliciosa, como alguns cristãos que confundem discernimento com resistência e teimosia disfarçadas; a Escritura nos adverte quanto a isso (leia Hebreus 4:7). Os bereanos tinham respeito pelos ministros do Evangelho, eram ávidos em ouvir a Palavra de Deus e estavam prontos para crer e obedecer.
Assim, quando pensarmos nos bereanos, devemos ter em mente um grupo de pessoas que possuíam discernimento e não eram facilmente enganadas por qualquer nova mensagem que surgisse. Eles eram cuidadosos em verificar tudo o que um pregador dizia à luz das Escrituras. E, considerando que a Bíblia os chama de “nobres”, é apropriado que imitemos seu exemplo, você concorda?
Portanto, se quisermos imitar os nobres bereanos, devemos receber prontamente a Palavra de Deus anunciada por pregadores bíblicos; devemos ser dedicados por afirmar e praticar a verdade proclamada por eles e, acima de tudo, examinemos diariamente as Escrituras a fim de não perdermos a devoção simples à Palavra de Deus, antes, a exemplo dos bereanos, sejamos nobres, humildes e ensináveis!