Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Série de Devocionais em 

Atos dos Apóstolos

Leitura Bíblica: Atos 21-1-14

Versículo-chave: “Por que todo esse choro? Assim vocês me partem o coração! Estou pronto não apenas para ser preso em Jerusalém, mas para morrer pelo Senhor Jesus.” (Atos 21:13 NVT)

Com imensa satisfação, temos refletido sobre as viagens missionárias do apóstolo Paulo às nações gentias, levando a preciosa mensagem do Evangelho. Vemos como seu árduo trabalho resultou em uma farta colheita nos “campos que estavam brancos”.

Agora, chegamos a um momento decisivo em sua trajetória missionária: sua ida a Jerusalém, uma cidade onde, sob a perspectiva humana, o término de sua missão parece iminente, e apenas provações o esperam. No entanto, encontramos inúmeras razões para crer que, seja no tribunal ou na prisão, Paulo permanecerá fiel, servindo aos propósitos de Cristo e glorificando a Deus.

Durante o percurso, Paulo encontrou-se com alguns discípulos que “pelo Espírito, advertiam Paulo de que não fosse a Jerusalém” (Atos 21:4 NVT). Em Cesareia, a cidade onde o Evangelho foi, pela primeira vez, proclamado aos gentios, Paulo teve um encontro com o profeta Ágabo, que “tomou o cinto de Paulo e com ele amarrou os próprios pés e as mãos. Em seguida, disse: ‘O Espírito Santo declara: Assim o dono deste cinto será amarrado pelos judeus, em Jerusalém, e entregue aos gentios’” (Atos 21:11 NVT). E, quando muitos tentaram persuadir Paulo a desistir de ir a Jerusalém, ele respondeu com determinação:

“Por que todo esse choro? Assim vocês me partem o coração! Estou pronto não apenas para ser preso em Jerusalém, mas para morrer pelo Senhor Jesus.” (Atos 21:13 NVT)

Após essa firme declaração, os companheiros de Paulo perceberam que não poderiam mudar sua decisão e, resignados, disseram: “Que seja feita a vontade do Senhor” (Atos 21:14 NVT). É impressionante a demonstração de amor genuíno e profundo nesse momento. Os discípulos e amigos de viagem de Paulo o amavam intensamente, e esse era o motivo de sua resistência à decisão do apóstolo. Da mesma forma, Paulo nutria um afeto verdadeiro por eles, e por isso os repreende gentilmente. É como se ele quisesse confortá-los, dizendo: “Eu sei que estou destinado ao sofrimento, e seria muito pior se a tribulação viesse de surpresa. Portanto, vocês deveriam me fortalecer, me animar e oferecer palavras de encorajamento. Mas, suas lágrimas partem meu coração!”.

Dessa maneira, tanto os companheiros de Paulo quanto os discípulos se renderam à vontade soberana de Deus, que sempre opera conforme seus propósitos eternos. O Senhor, em sua infinita sabedoria, permitiu esses alertas para que Paulo se preparasse adequadamente. Assim, quando as dificuldades chegassem, elas não o apanhariam despreparado.

Portanto, quando enfrentarmos adversidades, essa lição deve trazer alívio às nossas angústias. Ao percebermos os desafios se aproximando, precisamos aquietar nossos temores e confiar que o plano perfeito do Senhor prevalecerá e, com firmeza e fé, devemos declarar: “Que se cumpra a vontade do Senhor!”.

Será que estamos realmente prontos, não apenas para sermos presos, mas também para morrer pelo Senhor Jesus?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!