Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Acampamento de 10 anos da IBEC: “Vivendo o Evangelho Puro & Simples” – Inscreva-se e venha comemorar conosco!

Série de Devocionais em 

Filipenses

Leitura Bíblica: Filipenses 3:17-19

Versículo-chave: “Irmãos, sejam meus imitadores e aprendam com aqueles que seguem nosso exemplo.” (Filipenses 3:17 NVT)

Ao lermos rapidamente o versículo de hoje, podemos ter a impressão de que Paulo está sendo presunçoso ao fazer essa afirmação aos filipenses. O apóstolo também compartilha essa exortação — com um detalhe adicional — aos coríntios:

“Sejam meus imitadores, como eu sou imitador de Cristo.” (1 Coríntios 11:1 NVT)

A essência da mensagem de Paulo é que, enquanto ele continuasse a imitar a Cristo, poderia servir de exemplo digno de ser seguido. Contudo, essa recomendação não se restringia apenas a ele:

“Irmãos, sejam meus imitadores e aprendam com aqueles que seguem nosso exemplo.” (Filipenses 3:17 NVT)

A expressão “nosso exemplo” provavelmente inclui Timóteo, que “como um filho junto ao pai, tem servido ao meu lado na proclamação das boas-novas” (Filipenses 2:22 NVT), e Epafrodito, a quem Paulo descreve como “verdadeiro irmão, colaborador e companheiro de lutas” (Filipenses 2:25 NVT). Paulo orienta os filipenses a examinarem de perto a conduta desses homens e a seguirem seu exemplo.

Embora alguns discordem, a imitação é um aspecto essencial na vida cristã. Todos precisamos de referências cristãs que nos motivem a perseverar. Da mesma forma que Paulo se coloca, junto a seus colaboradores, como exemplos a serem seguidos, ele também adverte sobre aqueles que, definitivamente, não devem ser imitados:

“Pois, como lhes disse muitas vezes, e o digo novamente com lágrimas nos olhos, há muitos cuja conduta mostra que são, na verdade, inimigos da cruz de Cristo. Estão rumando para a destruição. O deus deles é seu próprio apetite. Vangloriam-se de coisas vergonhosas e pensam apenas na vida terrena.” (Filipenses 3:18-19 NVT)

Ao refletirmos sobre os “inimigos da cruz de Cristo”, frequentemente imaginamos pessoas puramente mundanas; no entanto, o ponto de vista de Paulo diverge dessa percepção. O texto mostra claramente que esses inimigos eram, na verdade, pessoas que pertenciam à comunidade cristã em Filipos. Apesar de estarem inseridos na Igreja, ignoravam o cerne do Evangelho: a cruz de Cristo.

Aqueles que dizem ter experimentado a regeneração e a justificação pelo sangue de Jesus, mas não tomam a própria cruz, mostram que vivem apenas parte do Evangelho, sem abraçá-lo plenamente. Agindo assim, tornam-se “inimigos da cruz de Cristo”, pois falham em entender o significado de negar a si mesmos; levam uma vida semelhante à dos descrentes, entregando-se a paixões, idolatria, avareza e coisas semelhantes.

Portanto, somente aqueles que mantêm seus olhos fixos no prêmio da soberana vocação de Deus poderão evitar o perigo de imitar os “inimigos da cruz de Cristo”. Consequentemente, aqueles que avançam em direção ao alvo tornam-se exemplos a serem seguidos.

Para refletir:

Quando você escolhe um exemplo cristão a ser seguido, quais características considera mais importantes?

E se alguém decidisse imitá-lo, quais aspectos da sua vida você acredita que seriam mais relevantes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!